Com oito anos de atuação no comércio de equipamentos e utensílios para cozinhas empresariais, a curitibana Platinox decidiu usar seu know how para ampliar o leque de clientes apostando nos principais nichos da gastronomia profissional, comercial, residencial e gourmet. A empresa investiu R$ 1 milhão na abertura de sua primeira loja física e deve lançar neste ano um e-commerce com previsão de incrementar seu faturamento em até 40%. No último ano, a Platinox registrou faturamento de aproximadamente R$ 25 milhões.
O novo posicionamento foi motivado pelo crescimento sólido da empresa, que vende para cerca de 4 mil restaurantes de todo o país e fatura até R$ 2,5 milhões ao mês com o segmento empresarial. "Com a demanda em larga escala, a loja física e o respeito dos fornecedores, conseguimos preços competitivos que agora queremos repassar para todos os segmentos", diz o diretor José Antonio Martimiano.
Inaugurada em dezembro, no bairro Rebouças, a loja física tem 500 m² de área e oferece mais de 5 mil itens, que vão dos mais simples aos mais requintados, de marcas como Le Creuset, Staub e Arcoroc. A demanda da loja deve ser em torno de 70% para clientes comerciais, incluindo hotéis, empresas, lanchonetes e restaurantes, e 30% para cozinha doméstica e gourmet.
Segundo o diretor, além do ponto bem localizado e com estacionamento, o principal atrativo devem ser os preços. "Há uma elitização das lojas de utensílios, que ficam em shoppings e praticam preços altíssimos. As pessoas se surpreendem com os nossos preços", conta Martimiano. Em 2015, o plano é abrir até três novas unidades.
A loja on-line, com previsão de lançamento entre março e abril, além de incrementar as vendas de utensílios para cozinhas gourmet e residenciais, deve ser uma vitrine de divulgação para promover a loja física. Enquanto o site deve alcançar faturamento mensal de R$ 100 mil, para a loja física a previsão é de uma receita em torno de R$ 800 mil mensais a partir do segundo ano de funcionamento. Juntas, devem ser responsáveis por até 20% da receita total da empresa.
Logística
Uma das grandes prioridades da Platinox é a eficiência na entrega, que conquistou clientes e deve também dar credibilidade à plataforma de vendas on-line. "Um restaurante de grande escala não pode fechar um dia porque não chegou o pedido. Nosso comprometimento com o prazo foi uma alavanca para o crescimento", explica o diretor.
Segundo Martimiano, esse senso de urgência e a qualidade no atendimento já foram interiorizados pela equipe: "Um dia um cliente precisava de uma tevê. Não vendemos televisores, mas demos um jeito e entregamos o aparelho." Ainda neste ano, a empresa deve instalar um novo centro de distribuição.tadmidia src="839020">