Desafiar o tempo no dia a dia, para equilibrar compromissos e tarefas profissionais e particulares, faz parte da rotina de cada um. Além de melhorar a organização para manter o foco, ainda é preciso driblar as distrações que cortam a concentração, como smartphones e redes sociais , verdadeiras ciladas que levam à procrastinação e queda de produtividade.
Segundo a coach Mariana Stachiu, da Potencial DH, as consequências da combinação do acúmulo de responsabilidades e as oportunidades de distração são estresse, falta de energia e frustração por não conseguir dar conta de tudo. Para evitá-las, é preciso correr ao lado do tempo e não contra ele.
De acordo com Mariana, o primeiro passo é traçar objetivos, seja para um fim de semana ou para o mês. Dedicar-se a esse planejamento é o segredo para poupar o tempo, o que ajuda a ter foco e disciplina para andar na linha. “O tempo não vai mudar, é igual pra todo mundo. A questão é como cada um lida com ele”, diz.
E se a tecnologia é distração, ela também pode ser uma aliada. Não faltam aplicativos que ajudam a aumentar a produtividade e fazer uma boa gestão do tempo. Pode ser esse o segredo de quem parece ter um dia de 30 horas, em que é possível dar conta de todas as responsabilidades e ainda desfrutar de algumas horas livres.