Os preços dos produtos agrícolas no atacado aceleraram para 1,26% na segunda prévia de janeiro do Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M), ante 1,05% apurada na segunda prévia do índice em dezembro, informou nesta quarta-feira (19) a Fundação Getúlio Vargas (FGV).
A inflação medida pelo IGP-M foi de 0,63% na segunda prévia de janeiro, ante 0,75% apurado na mesma prévia de dezembro. Nos últimos 12 meses, o índice acumula alta de 11,33%.
Os preços dos produtos industriais no atacado diminuíram o ritmo de elevação de preços, e subiram 0,35% na segunda prévia, após avançarem 0,67% na segunda prévia de dezembro.
Ao analisar a evolução de preços ao longo da cadeia produtiva, a FGV informou que os preços dos bens finais subiram 0,25% na segunda prévia de janeiro, após mostrarem taxa positiva de 0,18% na segunda prévia de dezembro.
Os preços dos bens intermediários apresentaram aumento de 0,57% na prévia divulgada nesta quarta-feira, em comparação com a elevação de 0,87% na segunda prévia do IGP-M de dezembro. Por fim, os preços das matérias-primas brutas tiveram taxa positiva de 1,03% na segunda prévia de janeiro, em comparação com a alta de 1,34% na segunda prévia de dezembro.