Ouça este conteúdo
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, afirmou que o programa Voa Brasil será lançado em breve. A iniciativa prevê passagens aéreas a R$ 200 por trecho para aposentados e pensionistas que não tenham voado nos últimos 12 meses e alunos inscritos no ProUni. A expectativa é de que 21 milhões de pessoas sejam beneficiadas na primeira etapa.
"Só falta um alinhamento de agenda com o presidente Lula, para fazermos o lançamento", disse o ministro em entrevista ao portal UOL divulgada nesta sexta-feira (16). A quantidade exata de passagens para a primeira fase deve ser anunciada no dia do lançamento. A iniciativa surgiu logo no começo do governo, quando o ministro dos Portos e Aeroportos era Márcio França (PSB).
Após o lançamento ser anunciado e adiado, a assessoria da pasta afirmou no início deste mês que a nova data para oficialização do programa seria definida após o carnaval. Costa Filho negociou com as três principais empresas aéreas – Azul, Gol e Latam -, que juntas têm 99,5% de participação de mercado, cerca de 6 milhões de passagens aéreas para este ano. O preço será fixo para qualquer cidade, mas no período inicial nem todos os destinos no Brasil serão incluídos.