Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Mercado

Reação de Dilma em pesquisas faz Bolsa perder 6% em uma semana

O principal índice da Bolsa brasileira fechou esta quarta-feira (10) em queda pelo sexto dia, com investidores avaliando os resultados de pesquisas eleitorais que mostraram empate técnico entre Marina Silva (PSB) e a presidente Dilma Rousseff (PT) em um eventual segundo turno da eleição presidencial de outubro. O Ibovespa cedeu 0,81%, para 58.198 pontos. Após seis quedas, o índice perdeu 3.697 pontos, ou 5,97%, desde a última quarta-feira (3). O volume financeiro movimentado hoje foi de R$ 7,931 bilhões -abaixo da média diária do mês de setembro, de R$ 8,310 bilhões.

Analistas ouvidos pela reportagem dizem que a pesquisa Vox Populi divulgada nesta quarta (10) voltou a preocupar o mercado ao mostrar que a ex-ministra Marina Silva (PSB) teria 42% das intenções de voto contra 41% da presidente e candidata à reeleição Dilma Rousseff (PT) em um eventual segundo turno do pleito presidencial de outubro.

Segundo a pesquisa, publicada no site da revista Carta Capital, Dilma lidera no primeiro turno com 36% das intenções de voto, ante 28% de Marina e 15% de Aécio Neves, do PSDB. O levantamento é o primeiro do instituto Vox Populi para a revista Carta Capital desde a entrada de Marina na corrida presidencial no lugar de Eduardo Campos, que morreu em acidente aéreo em agosto.

A condição de empate técnico também foi vista na pesquisa CNT/MDA divulgada nesta terça (9), na qual a presidente Dilma diminuiu a diferença para a ex-ministra em um eventual segundo turno, com 42,7% das intenções de voto, enquanto Marina teria 45,5%.

A avaliação é que a recuperação do PT nas pesquisas preocupa os investidores, que estão insatisfeitos com a gestão das estatais pelo atual governo. Por isso, crescem as expectativas pela divulgação de novas pesquisas Datafolha e Ibope previstas para esta semana, de acordo com o site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). "É certo que o mercado fica mais temeroso conforme o governo ganha espaço na corrida eleitoral ou menos temeroso se a oposição avança", diz Elad Revi, analista-chefe da Spinelli Corretora. "CNT/MDA e Vox Populi são pesquisas de menor peso e já causaram estresse na Bolsa. O receio é que levantamentos mais relevantes, como Datafolha e Ibope, ambas previstos para esta semana, possam confirmar uma recuperação de Dilma".

Para William Araújo, executivo da equipe de análise da UM Investimentos, o Ibovespa vai continuar à mercê dos resultados de pesquisas, uma vez que o índice já está descolado das Bolsas internacionais há alguns meses. "Os investidores estão esperando mais dados antes de assumirem uma posição".

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.