A montadora alemã BMW anunciou nesta terça-feira (18) que fará recall de 122 mil motos em todo mundo devido ao risco de vazamento lento e gradativo de fluído dos dutos, o que pode provocar a perda de pressão e, eventualmente, falha do freio dianteiro, podendo causar acidentes e lesões aos ocupantes da motocicleta.A convocação envolve os modelos R 1200 GS, R 1200 GS Adventure, R 1200 RT e K 1200 GT, fabricados entre agosto de 2006 e março de 2008. O modelo K1200 GT já havia sido submetido a uma primeira correção de seus sistema de freios em 2008, por iniciativa do fabricante.
De acordo com o grupo, o eventual vazamento afeta apenas o sistema do freio dianteiro e não há registros de acidentes devido a este defeito até o momento.
Unidades no Brasil
Os proprietários do modelos envolvidos no recall no Brasil foram convocados nesta segunda-feira (17), para verificação e, se necessário, a substituição de dois dutos do circuito hidráulico do freio.
Os chassis correspondentes são: ZU-06-313 a ZU-98-580, ZU-48-779 a Zu-99-376, ZR-57-884 a ZW-94-790, ZN-71-658 a ZU-97-506.
A BMW informa, ainda, que mesmo aqueles que já tenham realizado esta campanha em outra ocasião deverão retornar a uma de suas concessionárias para que este novo procedimento seja executado.
Para mais informações a empresa disponibiliza o telefone 0800-707-3578 e o site www.bmw-motorrad.com.br.
Segundo recall do ano
Este é o segundo recall da fabricante de motos em 2010. O primeiro foi realizado em abril e envolveu os modelos K 1300 R, K 1300 S, K 1300 GT e F 800 R, com fabricação entre novembro de 2008 e junho de 2009.
O motivo é a possibilidade de ativação involuntária do interruptor de emergência, o que pode ocasionar no desligamento do motor, levando a possíveis acidentes. Proprietários devem procurar a rede de concessionárias autorizadas para substituição do interruptor de emergência.
Os chassis correspondentes são: ZS42694 a ZS42696, ZV65265 a ZV68555, ZV77278 a ZV79691 e ZW00176 a ZW02875.
A Fundação Procon-SP alerta que, por se tratar de possibilidade de acidente com risco à saúde e segurança, o atendimento deve ser de imediato. Feito o serviço, os consumidores devem guardar o comprovante, para ser repassado em caso de venda.
Os consumidores que já passaram por algum acidente causado pelo defeito poderão solicitar reparação por danos morais e patrimoniais eventualmente sofridos.
Informações ou reclamações podem ser feitas pelo telefone 151 ou pelo site instituição www.procon.sp.gov.br.
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