Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Aviação comercial

Redistribuição de slots da Avianca pode inviabilizar leilão, diz especialista

Airbus 320 da Avianca
Em recuperação judicial desde dezembro de 2018, Avianca pode ter leilão esvaziado com redistribuição dos seus slots em Congonhas (Foto: Divulgação/Infraero)

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) suspendeu cautelarmente a concessão da Avianca Brasil para exploração do serviço de transporte aéreo público regular de passageiros e cargas. A suspensão da outorga foi publicada na edição desta segunda-feira (24) do Diário Oficial da União.

No texto, a Anac determina também "a realização de tomada de subsídios com as partes interessadas previamente à redistribuição do banco de slots alocados à Oceanair Linhas Aéreas S.A. [ou Avianca Brasil] no Aeroporto de São Paulo/Congonhas - Deputado Freitas Nobre (SBSP)". Não foram detalhados os critérios redistribuição nem o prazo para a realização da consulta pública, mas o procedimento pode inviabilizar o leilão da aérea, marcado para o dia 10 de julho. A avaliação é do analista Ilan Arbetman, da Ativa Investimentos.

VEJA TAMBÉM:

Os horários e espaços para pouso e decolagem que eram ocupados pela Avianca em Guarulhos são considerados nobres e passaram a ser cobiçados por companhias do setor como Gol e Latam. Com a retirada desses slots dos ativos que vão a leilão, ele se torna bem menos atrativo, afirma Arbetman, que nesse cenário coloca em dúvida, inclusive, a manutenção do certame. "Passa a ser [oferecida] só a massa da empresa. [...] De fato essa decisão da Anac corta quase que inteiramente a atratividade do leilão e caso ele aconteça sem os slots, a meu ver, passa a ser mera formalidade", pondera o analista, uma vez que "a briga, o foco das aéreas no pleito eram os slots".

Crise na Avianca

Sediada em São Paulo, a Avianca está em recuperação judicial desde dezembro de 2018 e teve suas operações suspensas no mês de maio. A interrupção foi determinada pela Anac após informações recebidas pela área operacional da Agência e que davam conta de riscos à segurança dos voos.

A suspensão ocorreu em meio a paralisações de pilotos e comissários da aérea que cobravam a retomada do pagamento de salários e benefícios. Antes da greve dos funcionários, em abril, a empresa passou a realizar cancelamentos em série.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

+ Na Gazeta

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.