Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Sucessão no BC

Sabatina de Galípolo será no mesmo dia de votação no plenário do Senado

Sabatina de Galípolo será no mesmo dia de votação no plenário do Senado
Comissão do Senado vai sabatinar o indicado à presidência do Banco Central, Gabriel Galípolo, no dia 8 de outubro. (Foto: Roque de Sá/Agência Senado.)

Ouça este conteúdo

O presidente da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, Vanderlan Cardoso (PSD-GO), marcou a sabatina de Gabriel Galípolo para o dia 8 de outubro, mesmo dia da votação no plenário da Casa. Cardoso também confirmou que o relator da indicação será o senador Jaques Wagner (PT-BA).

Na semana passada, Galípolo foi indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para substituir Roberto Campos Neto no comando do Banco Central. Atualmente, ele é diretor de Política Monetária da autarquia.

A realização da sabatina foi definida nesta quinta-feira (5), após o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), anunciar que a votação no plenário seria após o primeiro turno das eleições municipais. Galípolo será ouvido pelos senadores na CAE na manhã do dia 8 de outubro.

“Caberá ao presidente da CAE definir, até 8 de outubro, a realização da sabatina”, disse Pacheco. As votações são secretas, por isso devem ser presenciais, e o indicado deve conseguir a maioria dos votos.

Para assumir o cargo, Galípolo precisa ser sabatinado pela CAE e ter o nome referendado pelo plenário. Nos últimos dias, o diretor do BC tem percorrido gabinetes de senadores em busca de apoio antes da votação, movimento conhecido como "beija-mão". O governo espera não ter dificuldade para aprovar a indicação.

VEJA TAMBÉM:

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

+ Na Gazeta

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.