Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Em baixa

Temores sobre recessão na Alemanha crescem com queda expressiva nas exportações

"A economia parece precisar de um pequeno milagre em setembro para evitar recessão no terceiro trimestre", disse o economista do ING Carsten Brzeski

As exportações alemãs tiveram a maior queda em agosto desde o pico da crise financeira e importantes institutos reduziram as estimativas de crescimento, alimentando o debate sobre se a Alemanha está fazendo o suficiente para impulsionar as economias domésticas e europeia.

As exportações recuaram 5,8% em agosto, informou nesta quinta-feira (9) a Agência Federal de Estatísticas, o mais recente sinal de que a maior economia da Europa está vacilando em meio à fraqueza na zona do euro e crises no exterior que afetaram a confiança e adiaram os planos de investimentos das empresas alemãs.

"A economia parece precisar de um pequeno milagre em setembro para evitar recessão no terceiro trimestre", disse o economista do ING Carsten Brzeski.

A agência de estatísticas informou que as férias de verão em alguns Estados alemães contribuiu para a queda tanto das exportações quanto das importações, mas os números ainda indicam cenário obscuro para a Alemanha após fortes quedas nas encomendas industriais e dados de produção divulgadas nesta semana.

Horas após a divulgação dos dados de comércio, um grupo de importantes institutos econômicos juntou-se ao Fundo Monetário Internacional (FMI) e reduziu as projeções para o crescimento alemão. Eles agora preveem expansão de 1,3 por cento neste ano e de 1,2% no próximo, contra 1,9 e 2,0% anteriormente.

Os dados sobre a balança comercial alemã mostraram ainda que as importações ajustadas sazonalmente caíram 1,3% no mês, contra expectativa em pesquisa da Reuters de aumento de 1,0 por cento. O superávit comercial da Alemanha atingiu 17,5 bilhões de euros, contra 22,2 bilhões de euros em julho.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.