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Três meses após o início das regras que regulamentam o uso de patinetes elétricos em São Paulo, o número de equipamentos em circulação caiu e a prefeitura da cidade ainda não criou as estações onde eles devem ser deixados. Enquanto parte dos paulistanos se queixa da dificuldade de encontrar os patinetes em locais que já haviam se tornado tradicionais, há quem sinta certo alívio.
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Na Praça Silvio Romero, no bairro Tatuapé, na zona leste, não havia nenhuma unidade quando a reportagem visitou a área, no dia 31. Nas avenidas Faria Lima, na zona sul, e Paulista, na região central, que há um ano estavam tomadas pelo modal, também é possível observar menor número de equipamentos. As empresas não informaram quantos patinetes circulam na capital nem qual foi a redução de equipamentos nas últimas semanas.
O comerciante Paulo Vinícius Aires, de 18 anos, ficou surpreso com a retirada de patinetes no Tatuapé. “Sempre usei, desde o início, para ir até o Carrão. Era uma alternativa mais rápida”. Na Faria Lima, o Estado encontrou dez patinetes estacionados no acesso ao metrô e outros cinco quebrados e sem bateria atrás de uma banca. O consultor de negócios Vitor Soares, de 22 anos, reclamou. “Os patinetes estão sumindo. Já me acostumei a usá-los do metrô Faria Lima até a Avenida Pedroso de Morais, onde trabalho, mas agora tem vezes que não encontro nenhum”.
Na Paulista, a situação é semelhante. Menos de dez patinetes estavam na calçada do lado oposto ao Museu de Arte de São Paulo (Masp), mesmo local que já teve o dobro de unidades. “O número de patinetes por aqui caiu bastante, infelizmente. Com ele, consigo chegar mais rápido. Mas acredito que é preciso ter mais infraestrutura e respeito por parte dos usuários”, avalia o garçom Leandro Henrique, de 32 anos.
Enquanto usuários já acostumados com o modal lamentam, há quem tenha ficado aliviado com a redução. “Ainda vejo crianças com o equipamento, mesmo com a proibição. É preciso reforçar a fiscalização para evitar acidentes e incentivar o uso de capacete”, diz o administrador Danilo Alves, de 37 anos.
Desde que os patinetes começaram a circular no país, uma série de acidentes foi relatada. O mais grave aconteceu em setembro de 2019, em Belo Horizonte. O empresário Roberto Pinto Batista Júnior, de 43 anos, morreu ao bater a cabeça depois de cair do patinete.
Fim das operações
O sumiço de patinetes está relacionado à saída de empresas que operavam em São Paulo ou à redução da operação daquelas que continuam. Procuradas, startups afirmaram que a decisão de deixar São Paulo foi tomada em razão de questões estratégicas ou de sustentabilidade financeira. Apesar de manifestar insatisfação na época da regulamentação, nenhuma operadora citou as novas regras da prefeitura como motivo para saída ou diminuição da operação.
A Grow, dona das marcas Grin e Yellow, diz que “reduziu a quantidade de patinetes por questões estratégicas”, sem dar números. “As mudanças ocorrem para que a companhia promova um ajuste operacional”, afirmou, em nota. A Grow começou a atuar em São Paulo em novembro de 2018 e um ano depois fez parceria com o Rappi. Patinetes que antes levavam a marca Yellow foram substituídos pelas etiquetas laranjas do aplicativo de entregas. Em dezembro de 2019, a empresa reduziu a operação no Brasil - o equipamento foi suspenso em 14 cidades e mantido em São Paulo, Rio e Curitiba.
A Lime operou durante seis meses em São Paulo e Rio e em 9 de janeiro anunciou o fim da operação. Sem dar detalhes, a empresa alegou apenas que a decisão se trata de “estratégia global para alcançar sustentabilidade financeira e concentrar esforços em mercados com mais potencial de rentabilidade”.
A Scoo também não citou números. Com exceção das Estações Luz e República, todas as outras ofertam o equipamento para aluguel. Já a Uber se prepara para começar a operar em São Paulo - a licença saiu no dia 24 de janeiro.
A Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes afirmou que a redução de patinetes está relacionada a “uma decisão de mercado das empresas”.
“A expectativa é de que, juntos, mercado, sociedade, poder público e operadoras encontrem o denominador socioeconômico viável para explorar da melhor maneira o mercado”, disse José Muritiba, diretor executivo da Associação Brasileira de Startups (Abstartups).
Negócio
Para o professor Paulo Furquim, coordenador do Centro de Regulação e Democracia do Insper, a criação de uma regulamentação restritiva - e não a falta de demanda - é a hipótese mais plausível para a saída de empresas de São Paulo.
“É um modelo de negócio com viabilidade econômica. O ponto principal para ele funcionar bem - tanto para a cidade quanto para a empresa - é que se tenha alguma política voltada para tornar viável e segura a utilização desse meio”. Ele acredita que o compartilhamento tem potencial na cidade, por ser um opção de transporte complementar a ônibus e metrô.
Para Furquim, o poder público focou na restrição antes que o modal tivesse se popularizado. “Em Paris, por exemplo, primeiro houve a intenção de viabilizar, fazer crescer o uso até o ponto de ficar problemático, e depois autoridades vieram com medidas restritivas. Em São Paulo a gente inverteu: primeiro jogou as restrições para depois falar em criar estrutura”.
Estações
As estações para onde as operadoras levarão patinetes após o uso, previstas na regulamentação, ainda não foram criadas pela prefeitura. Segundo a gestão municipal, a Secretaria de Transportes, por meio da Companhia de Engenharia de Trânsito, “está se reunindo com as empresas credenciadas para definir os locais”. Pelas regras, os patinetes não podem ser deixados em qualquer lugar.
Já os usuários podem estacionar o equipamento em vias com ciclovias ou ciclofaixas, independentemente da velocidade regulamentada ou em vias sem ciclovias ou ciclofaixas, com velocidade menor ou igual a 40 km/h, respeitando condições como período de permanência. Da rua, o equipamento será levado para as estações.
Outro ponto ainda em análise pelo Comitê Municipal de Uso do Viário, órgão ligado à prefeitura, é a obrigatoriedade do capacete. Em maio, decreto provisório do prefeito Bruno Covas (PSDB) exigiu o uso do equipamento, mas a medida foi suspensa após pedido de uma das operadoras à Justiça. Na mesma época, houve ainda apreensão de patinetes nas ruas, por parte da prefeitura. O decreto definitivo foi publicado em agosto.