Utilizado por gigantes internacionais como Volkswagen e Adidas, o serviço no formato B2B do maior agregador de cursos online do mundo foi disponibilizado para o Brasil. O Udemy for business (ou Udemy para negócios, em tradução livre) oferece treinamento corporativo aos colaboradores de uma companhia por meio do acesso ilimitado a conteúdos selecionados.
Mesmo com atuação anteriormente voltada apenas à modalidade business to consumer, o país já é um dos três mercados mais importantes da Edtech, que tem 40 milhões de alunos pelo mundo e não abre números regionais. O tamanho da base brasileira de usuários não é revelada, mas as pessoas físicas daqui consumiram 42 mil horas de educação desde o começo das operações da Udemy no Brasil, há 4 anos e meio, desempenho que mantém o radar do marketplace voltado para cá.
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De acordo com Sérgio Agudo, country manager da Udemy no país, o serviço foi trazido para o Brasil por causa de uma crescente demanda de gestores que há cerca de seis meses, com "um interesse maior de pessoas que estavam consumindo esse conteúdo e que são gestoras de pessoas, que queriam trazer isso para as empresas. O negócio que a gente tem de business for business já é um negócio bem forte lá fora, e a gente colocou o Brasil agora como mercado para oferecer o produto", afirma.
Como funciona
Atualmente mais de 4 mil empresas são clientes do Udemy for business em todo o mundo. Na versão B2B do serviço oferecido no Brasil, os pacotes contratados reúnem cerca de 3.500 cursos de destaque na plataforma (200 deles em português), que os funcionários podem acessar a qualquer momento e em qualquer lugar.
"A gente mapeia o que as pessoas estão aprendendo em empresas no Vale do Silício, que que as pessoas estão aprendendo na Europa, e faz um apanhado desses tópicos, uma grande grade de temas", explica Agudo. "Vão desde desenvolvimento de sistemas - que é muito específico - até uma área de negócios, liderança, inteligência emocional, de soft skills. Então a gente faz um apanhado, como quem diz: essas são as habilidades que a gente mapeou, que a gente vê que são relevantes [com base na validação dos usuários]".
Hoje, o Udemy tem à disposição 130 mil cursos em áreas tão diversas quanto TI e software até produtividade, design e estilo de vida.
Explorando potencialidades
Na avaliação do executivo, a plataforma possibilita não só manter atualizações e capacitação constantes, mas também contornar dificuldades para reter pessoal em um ambiente multicarreiras e de novas habilidades. "Geralmente as pessoas associam o treinamento empresarial àquele curso chato de compliance que o meu chefe me mandou fazer e tal. O que a gente faz no Udemy for business é uma seleção de cursos em que o gestor faz uma curadoria, ele pode traçar uma linha, mas é a pessoa que escolhe e faz o que gosta. E uma coisa que é interessante desse modelo é que você como gestor de pessoas, de treinamento, pode descobrir algumas áreas que você não sabia que eram de interesse do time", pondera ele, e conclui: "tem a ver com a satisfação do próprio funcionário, pode caber um plano para mudar de área, de carreira".
E no B2C?
Como característica do Brasil, o representante do marketplace destaca uma demanda muito particular por habilidades que podem se tornar pequenos degraus de carreira. "Na verdade isso se traduz : 'ah, se eu souber isso eu posso até ter uma promoção no meu trabalho ou posso aplicar para uma vaga que eu não podia antes'. Então um bom exemplo disso é curso para aprender a fazer planilha. É uma demanda que a gente vê muito forte no Brasil, não tão forte em outros países, e quando a gente vai fazer um estudo mais aprofundado com esse usuário você vê que é a pessoa que quer adquirir novas habilidades para 'ganhar pontos'".
Esse comportamento do usuário brasileiro, Agudo atribui em parte à atual situação do país. "O cenário é de recessão, não tem uma prosperidade, tem muito desemprego, e as pessoas estão se apoiando muito para ter esse passo a mais, percebem que é importante investir na educação e tomar a iniciativa", acredita.