O ministro da Fazenda, Guido Mantega, em palestra nesta quinta-feira, 9, à tarde na Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe), comentou a crescente valorização do real ante o dólar e disse que o governo irá tomar medidas para conter a excessiva alta da moeda.
"Vamos tomar as medidas necessárias para impedir uma valorização excessiva ou indevida do real", disse o ministro, na palestra cujo tema era o momento atual da economia brasileira e suas perspectivas. Ele não adiantou quais seriam essas medidas. Segundo Mantega, o processo de capitalização da Petrobrás, que atrai grande volume de investimento externo, pode ser o maior responsável pela valorização do real. Ele disse que o momento é de observação e com o fim da operação da Petrobras o quadro pode se alterar.
O momento desfavorável para as exportações em consequência da queda do dólar também foi abordado pelo ministro. Ele ressaltou a importância de manter o equilíbrio das contas externas e citou o combate à guerra fiscal importadora como uma das preocupações para manter esse equilíbrio.