* Atualizada no dia 3 de novembro, às 19h30.
O ministro da Educação Abraham Weintraub confirmou, neste domingo (3), que uma foto da prova de redação do Enem 2019 que está circulando em mensagens de Whatsapp, desde aproximadamente 14h30, é verdadeira. Em coletiva de imprensa, Weintraub disse que, provavelmente, o autor do ilícito foi um aplicador da prova.
A imagem traz o tema da redação e os quatro textos de apoio. De acordo com Weintraub, o vazamento foi feito, provavelmente, em Pernambuco e a Polícia Federal está investigando o caso.
O edital do Enem proíbe os estudantes de usar celular ou qualquer dispositivo eletrônico. Os aplicadores das provas podem portar o celular, mas não fotografar o exame. Cerca de uma hora depois, a foto com a página da redação já circulava em grupos de Whatsapp.
"Saiu agora sobre uma prova, uma foto de uma prova, a foto é verdadeira, mas em nada compromete a realização do Enem", disse Weintraub. "A prova já havia sido distribuída para todo mundo e alguém tirou uma foto e colocou nas redes. Isso não compromete em nada, tudo segue normal. Agora a Polícia Federal vai identificar essa pessoa responsável e vai tomar as devidas providências legais contra ela".
O ENEM segue 100%! A foto da prova é verdadeira, porém, foi tirada e postada após o início do exame e da realização dos procedimentos de segurança. Tudo dentro da normalidade. pic.twitter.com/ZwDSWQEcx3
— Abraham Weintraub (@AbrahamWeint) November 3, 2019