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Professoras premiadas no seminário de 2016 | Pedro Serápio/Gazeta do Povo
Professoras premiadas no seminário de 2016| Foto: Pedro Serápio/Gazeta do Povo

Cinco professoras de escolas públicas no Paraná receberam na noite desta quarta-feira (4) um reconhecimento por terem desenvolvido, em sala de aula, projetos transformadores para alunos de até 11 anos do ensino fundamental. Por meio de iniciativas pequenas, pautadas pela leitura dos meios de comunicação, essas educadoras ajudaram seus alunos a saírem da ‘decoreba’ para refletirem sobre os desafios da sociedade. As experiências foram homenageadas durante o Seminário de Educação e Leitura promovido pelo projeto Ler e Pensar, do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCom).

Vencedoras do prêmio

-Ana Lucia Gerhards Carrico, da Escola Municipal Estação do Tronco, em Castro;

- Expedita Estevão Silva, da Escola Municipal Augusto Staben, em Campina Grande do Sul;

- Marlene Aparecida Michalski, da Escola Estação do Tronco, em Castro;

- Simone Nogueira de Lima, da Escola Municipal Michel Kury, em Curitiba;

- Simone Sewald, da Escola Municipal Arco-Íris, de Almirante Tamandaré.

Todas as práticas alavancaram diferentes competências dos alunos, como capacidade de compreensão e leitura. Talvez a ideia mais criativa seja a realizada com alunos de 10 e 11 anos sobre a corrupção, na Escola Municipal Augusto Staben, em Campina Grande do Sul. “A partir das conversas sobre a Operação Lava Jato e da notícia sobre o caso da faxineira que comeu um bombom que estava na mesa de um delegado, e a reação deste último, começamos a refletir sobre as pequenas corrupções do dia a dia e a proporcionalidade das penas”, conta a professora Expedita Estevão da Silva, responsável pela iniciativa. Depois dessa discussão, os alunos visitaram órgãos públicos e experimentaram os colegas de outras turmas com uma prova de honestidade: colocaram uma caixa na escola com a possibilidade dos alunos trocarem um lápis velho por outro novo – verificando que alguns, no lugar de trocar, subtraíam o novo. Com os resultados, os estudantes viram que a corrupção não está encerrada apenas nas repartições públicas, mas deve ser combatida em todos os ambientes.

O projeto

O Ler e Pensar, que existe há 17 anos, é um projeto de incentivo à leitura e à reflexão por meio da mídia jornal, tendo diversos prêmios e reconhecimentos, como o Prêmio Mundial de Jovens Leitores e o World Young Reader Prize (Prêmio Mundial de Jovem Leitor).

Outra iniciativa mudou completamente o hábito alimentar de alunos de uma escola rural. “Percebi que os meus alunos jogavam fora a merenda para ir brincar”, conta Marlene Aparecida Michalski, da Escola Estação do Tronco, em Castro. Após ler com os alunos uma matéria que relacionava a alimentação e desempenho escolar, a professora levou os estudantes para visitar pequenos agricultores para conhecer a procedência dos alimentos e, por outro lado, organizou palestras para eles com nutricionistas. “O resultado foi que os alunos passaram a comer toda a merenda e a ter um rendimento melhor em sala de aula”, comemora.

Além de Expedita e Marlene, outras três professoras foram premiadas. Simone Sewald, da Escola Municipal Arco-Íris, de Almirante Tamandaré, conseguiu conscientizar seus alunos sobre os problemas da destinação inadequada do lixo tóxico e mobilizá-los para uma ação com a comunidade.

Simone Nogueira de Lima, da Escola Municipal Michel Kury, em Curitiba, por meio de reportagens locais e internacionais, trabalhou com seus estudantes os traços característicos do Paraná e a influência recebida do estado pelos imigrantes.

Já Ana Lúcia Gerhards aproveitou a passagem da tocha olímpica para estudar a história dos Jogos Olímpicos e desenvolver um projeto de linguagem que repercutiu nas notas de português dos alunos.

Ler e pensar premia professores inovadores

Cinco professoras de escolas públicas no Paraná receberam na noite desta quarta-feira (4) um reconhecimento por terem desenvolvido, em sala de aula, projetos transformadores. As experiências foram homenageadas durante o Seminário de Educação e Leitura promovido pelo projeto Ler e Pensar, do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCom).

+ VÍDEOS

O Seminário, realizado na Ópera de Arame, contou também com duas conferências sobre os principais desafios enfrentados pelas escolas e sobre as tendências e rumos do setor para o século 21, ministradas pelos educadores Marciano Cunha, professor e doutor em educação, e Geraldo Peçanha de Almeida, doutor em teoria literária, escritor de literatura infantil e de livros pedagógicos.

Além da diretora da Unidade Jornais da GRPCom, Ana Amélia Cunha Pereira Filizola, e da superintendente do Instituto GRPCom, Ana Gabriela Simões Borges, compareceram ao evento representantes dos investidores do Projeto Ler e Pensar Lilian Luitz, do Sesi Paraná, e Fernanda Ramos, da Votorantim Cimentos e Instituto Votorantim.

O projeto tem ainda como parceiros: Alcion Bubniak, Associação de Funcionários da Kemira, Borges Mânica & Menegat Sociedade de Advogados, BRH Suflex, Caterpillar, CCR Rodonorte, Colégio Rosário, Escritório do Professor Renê Dotti, Escola Objetiva, Faculdades Pequeno Príncipe, Gaia Silva Gaede & Associados, Ibema Papel Cartão, Novamix, Prolik Advogados, Resultado Consultoria e o Sinepe.

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