Mais de 70% dos brasileiros estão satisfeitos com a qualidade da educação no país. É o que revela a pesquisa "Educar para Crescer" divulgada nesta segunda-feira (15) pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope).
De acordo com os dados, apenas 13% dos entrevistados consideram a qualidade do ensino péssima. Outros 13% a classificam como ruim. No mais, 47% classificam a educação como regular; 22% como boa; 3% como ótima e 2% em outras categorias.
Os brasileiros também estão satisfeitos com a escola dos seus filhos, e dão, em média, nota 7 para os estabelecimentos de ensino, sejam públicos ou particulares. Dos entrevistados, 9% deram nota inferior a 5.
Quase 90% da população brasileira coloca a educação em 5º lugar na lista dos principais problemas do país, atrás de segurança (com 30% das menções), atuação dos governantes (17%), trabalho (13%) e saúde (11%).
A pesquisa perguntou também o que as pessoas consideram fundamental para conseguir educação básica de qualidade. As alternativas mais apontadas foram: ensinar adequadamente as matérias (31%), nenhum (28%), oferecer perspectiva de realização profissional (24%), assegurar igualdade de oportunidade (19%) e formar cidadãos críticos e conscientes (18%).
Entre as medidas que o governo deveria tomar para melhorar a educação pública, duas tiveram grande adesão dos respondentes: melhorar o salário dos professores (46%) e a sua formação (37%).
Metodologia
Foram entrevistados mil homens e mulheres, de 16 a 69 anos, de todas as classes sociais e residentes de nove regiões metropolitanas do país: Salvador, Fortaleza, Recife, Distrito Federal, Curitiba, Porto Alegre, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo.
A pesquisa foi feita a pedido do projeto Educar para Crescer, que tem entre seus patrocinadores o grupo internacional Laureate International Education (acionista majoritário da Anhembi Morumbi, entre outras universidades) e a Editora Abril.