• Carregando...
Manifestantes levantam bandeiras com a imagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Manifestantes levantam bandeiras com a imagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.| Foto: Reprodução/ Twitter

*Texto atualizado às 19h.

Manifestantes ocuparam as ruas de pelo menos 58 cidades em 19 estados nesta terça-feira (13) em apoio ao movimento batizado de "Tsunami da Educação", que protesta contra ações da atual gestão do Ministério da Educação (MEC) e do governo federal. Com a baixa adesão aos atos em relação aos protestos realizados em 15 e 30 de maio, a hashtag "#Marolinha13Agosto" começou a aparecer entre os assuntos mais comentados no Twitter no fim da tarde.

O ato convocado pelas centrais sindicais e pela associações de estudantes, como a União dos Estudantes (UNE) e a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), tinha como bandeira oficial criticar o contingenciamento no orçamento não obrigatório das universidades federais e a proposta do MEC para as universidades, o “Future-se”.

Leia também: 4 mitos sobre o Future-se que o pessoal do “tsunami da educação” quer que você acredite

E também: Cortes na Educação são péssimos. Mas narrativa do governo não é desprezível

Na prática, os participantes, com camisetas e jingles, protestavam também contra a Reforma da Previdência e, em muitos lugares, pediram a libertação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com jingles e camisetas com os dizeres "Lula Livre".

Com a autorização da Justiça, a Força Nacional fez a segurança do prédio do Ministério da Educação e da Esplanada dos Ministérios. Como os atos em Brasília contaram com menos participantes e foram pacíficos, não houve incidentes no local.

Distrito Federal

Em Brasília, estudantes e lideranças indígenas se concentraram na Esplanada dos Ministérios, mas o ato terminou no começo da tarde. Antes das 7 horas da manhã, pneus foram queimados em três faixas da Estrada Parque Núcleo Bandeirante, causando engarrafamento.

Pneus queimados em Brasília, nesta terça-feira, antes das 7 horas da manhã. Foto: Reprodução | Twitter.
Pneus queimados em Brasília, nesta terça-feira, antes das 7 horas da manhã. Foto: Reprodução | Twitter.

São Paulo

Na capital do estado, professores e estudantes promovem ato na Avenida Paulista, no vão livre do Museu de Arte de São Paulo. Às 16 horas, a via foi fechada no sentido Consolação. No interior, houve atos em Piracicaba, São Carlos, Campinas, Sorocaba e Salto.

Manifestantes no MASP, em São Paulo. Imagem: Reprodução | Facebook.
Manifestantes no MASP, em São Paulo. Imagem: Reprodução | Facebook.

Rio de Janeiro

Os protestos se concentraram no centro da capital carioca. Também houve atos nos campi da Universidade Estadual Norte Fluminense (Uenf), Universidade Federal Fluminense (UFF) e Instituto Federal Fluminense (IFF).

Protesto no Rio de Janeiro. Foto: Reprodução | Twitter.
Protesto no Rio de Janeiro. Foto: Reprodução | Twitter.

Bahia

Ato em Salvador teve pedido de "Lula Livre". Houve protestos em Feira de Santana, em Itabuna, Vitória da Conquista e Juazeiro.

Ceará

Talvez o estado com a maior adesão ao "Tsunami da Educação". Os atos ocorreram em Fortaleza, Sobral, Jaguaribara, Itapipoca e Iguatu.

Minas Gerais

Sindicalistas se reuniram em frente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em Belo Horizonte. Houve atos em Juiz de Fora, Uberlândia e Divinópolis.

Ato pelo educação e contra a Reforma da Previdência. Imagem: Frederico Dávila | TV Globo.
Ato pelo educação e contra a Reforma da Previdência. Imagem: Frederico Dávila | TV Globo.

* Veja outras imagens dos protestos:

  • Manifestantes levantam bandeiras com a imagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]