i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Centro-direita

Dez anos após Lula falar em “extirpar” o DEM, partido cresce e lidera disputa em 4 capitais

  • Brasília
  • 23/10/2020 11:47
O presidente da Câmara, Rodirgo Maia, e ACM Neto, ambos lideranças importantes do DEM.
O presidente da Câmara, Rodirgo Maia, e ACM Neto, ambos lideranças importantes do DEM.| Foto: Foto Sivanildo Fernandes/ObritoNews

Em setembro de 2010, durante um comício em Joinville, o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) – que vivia o auge de sua popularidade – fez uma declaração forte. "Precisamos extirpar o DEM da política brasileira", afirmou. Dez anos depois, a ideia preconizada por Lula nunca pareceu tão distante.

A começar pelo Parlamento: Rodrigo Maia (DEM-RJ) preside a Câmara dos Deputados, e Davi Alcolumbre (DEM-AP) comanda o Senado. A gestão de ambos é tão aprovada pelos parlamentares que Congresso, Executivo e Supremo Tribunal Federal (STF) discutem uma manobra jurídica para permitir uma inusitada reeleição.

No Executivo, o partido tem dois ministros na estrutura do governo federal: Tereza Cristina (Agricultura) e Onyx Lorenzoni (Cidadania). E, nas prefeituras, pesquisas de intenção de voto para as eleições municipais mostram que o DEM pode crescer no pleito de 2020.

Se vencer em mais de uma capital, DEM já terá desempenho melhor do que em 2016

De acordo com as pesquisas, candidatos do DEM lideram em quatro capitais: Salvador, Curitiba, Rio de Janeiro e Florianópolis. Deles, três representam a continudade do governo de ocasião.

Em Salvador, Bruno Reis é o escolhido para suceder ACM Neto, que dispõe de expressivos índices de aprovação e hoje é o presidente nacional do DEM. Segundo levantamento do Instituto Paraná Pesquisas, ele tem 52% das intenções de voto – e, portanto, pode vencer já no primeiro turno.

Já em Florianópolis e Curitiba são os atuais prefeitos, Gean Loureiro e Rafael Greca, respectivamente, que vão novamente às urnas. Ambos não concorreram em 2016 pelo DEM – Gean era do MDB, e Greca, do PMN. Segundo os últimos levantamentos do Ibope, Gean tem 44% das intenções de voto em Floripa, e Greca tem 46% da preferência dos eleitores da capital paranaense.

O quarto democrata líder é Eduardo Paes, que administrou o Rio de Janeiro entre 2009 e 2016. Na ocasião, ele era filiado ao MDB. Está no DEM desde 2018, ano em que concorreu ao governo do estado e perdeu para Wilson Witzel (PSC). Segundo o último levantamento do Datafolha, Paes tem 28% das intenções de voto, contra 13% de Marcelo Crivella (Republicanos) e da Delegada Martha Rocha (PDT) – ambos estão empatados.

Em outras duas capitais, nomes do partido não lideram, mas se mostram competitivos. No Recife, o ex-ministro Mendonça Filho briga com Marília Arraes (PT) e Delegada Patrícia (Podemos) por uma vaga no segundo turno contra João Campos (PSB). Segundo a pesquisa Datafolha mais recente, o candidato do DEM tem 15%, contra 16% de Patrícia; 18% de Marília; e 31% de Campos.

Em Macapá, o representante da sigla é Josiel Alcolumbre – irmão do presidente do Senado. Segundo o Ibope, Josiel, com 16% das intenções de voto, está em um empate técnico quádruplo na liderança com Capi (PSB), que tem 17%; Dr. Furlan (Cidadania), com 13%; e Patricia Ferraz (Podemos), também com 13%.

Se ocorrer, a vitória em mais de uma capital já representará ao DEM um desempenho melhor do que o de 2016 nas principais cidades do país. Na última eleição municipal, o partido conquistou apenas Salvador entre as capitais.

Partido já mira 2022

O DEM é também o partido do ex-ministro Luiz Henrique Mandetta, que virou um inimigo dos governistas após deixar o Ministério da Saúde com críticas ao modo como o presidente Jair Bolsonaro tem conduzido o combate à pandemia do novo coronavírus. Embora o episódio tenha transformado Mandetta em um alvo constante, também deu a ele a condição de nome cogitado para concorrer à eleição presidencial em 2022.

Seu nome foi incluído, por exemplo, na pesquisa XP/Ipespe sobre o tema, divulgada no último dia 15. No levantamento, o ex-ministro teve desempenho igual ao do governador paulista João Doria (PSDB), obtendo 3% das intenções de voto .

Doria, aliás, é um ponto-chave para a identificação dos próximos passos do DEM. O tucano foi eleito governador endossando o discurso bolsonarista em 2018, mas pouco após o segundo turno daquela eleição rompeu com o Presidente da República. Ele é visto como pré-candidato ao Planalto em 2022.

Historicamente, o PSDB conta com o DEM em suas coligações presidenciais – foi assim, por exemplo, com José Serra em 2010, Aécio Neves em 2014 e Geraldo Alckmin em 2018. O fortalecimento do DEM pode representar tanto a presença de um parceiro maior para o PSDB quanto a existência de um grupo político com força própria, que não queira ser apenas o componente de uma coligação.

Na mão oposta, o DEM é mencionado em uma articulação para fazer da ministra Tereza Cristina a próxima presidente da Câmara. A ministra é deputada federal licenciada pelo Mato Grosso do Sul. O nome dela começou a aparecer em especulações no início do mês, e ela mencionou a hipótese no último dia 9.

"A gente tem que sentar e conversar. Sou deputada federal, sou mulher. Nunca teve uma presidente da Câmara mulher. Mas tem mulheres muito capacitadas lá também", disse.

Sua candidatura representaria tanto um posicionamento do DEM quanto um aceno ao governo federal, já que a ministra é, hoje, uma das integrantes da Esplanada mais alinhadas ao presidente Bolsonaro.

O que explica o crescimento do DEM

O fortalecimento do partido ocorre em um momento em que o país todo vive uma guinada à direita, materializada pela vitória de Jair Bolsonaro (sem partido) em 2018 e pelos índices de aprovação do Presidente da República. Mas também se dá mesmo com figuras do DEM se posicionando, em muitas ocasiões, em posição de confronto com o bolsonarismo.

O ex-prefeito César Maia, que atualmente é vereador na cidade do Rio e presidente estadual do DEM no estado, atribui o crescimento recente da sigla ao "correto posicionamento como um partido de Centro". Já o cientista político David Fleischer, professor da Universidade de Brasília (UnB), avalia que a recuperação do DEM não é fruto do desempenho isolado de alguns líderes, e sim de um trabalho coletivo.

"Isso não é de uma pessoa só, e sim um trabalho conjunto. Até porque o DEM, quando deixou de ser PFL [mudança ocorrida em 2007], viu a renovação de suas lideranças", ressaltou Fleischer.

Hoje, alguns dos principais expoentes do DEM são filhos ou netos de figuras de destaque da política em tempos anteriores, como Rodrigo Maia, que é filho de César Maia; ACM Neto, neto do ex-governador Antonio Carlos Magalhães (BA); e o líder da legenda na Câmara, Efraim Filho (PB), filho do ex-senador Efraim Morais.

César Maia avalia que a declaração de Lula em 2010 sobre "extirpar" o DEM "deu mais unidade ao partido". De lá até os dias atuais, o DEM prosseguiu sem apresentar nome para as disputas presidenciais, embora em 2018 tenha cogitado lançar Rodrigo Maia à sucessão de Michel Temer.

Metodologia das pesquisas citadas na reportagem

Salvador

  • Sob encomenda da Bahia Notícias, o Instituto Paraná Pesquisas ouviu 820 eleitores de Salvador entre os dias 16 e 19 de outubro de 2020. O levantamento tem nível de confiança de 95%, com margem de erro de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob a identificação BA-00401/2020.

Florianópolis

  • A pesquisa do Ibope, encomendada pela NSC Comunicação, ouviu 602 eleitores em Florianópolis entre os dias 3 e 5 de outubro. O levantamento tem nível de confiança de 95%, com margem de erro de 4 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob a identificação SC-01561/2020.

Curitiba

  • A pesquisa do Ibope, encomendada pela RPC TV, ouviu 805 eleitores de Curitiba entre 20 e 22 de outubro. O nível de confiança do levantamento é de 95% e a margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número PR-01535/2020.

Rio de Janeiro

  • Sob encomenda do jornal Folha de S. Paulo e da TV Globo, o Datafolha ouviu 1.008 eleitores do Rio de Janeiro entre os dias 20 e 21 de outubro de 2020. O levantamento tem nível de confiança de 95%, com margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob a identificação RJ-08627/2020.

Recife

  • Sob encomenda do jornal Folha de S. Paulo e da TV Globo, o Datafolha ouviu 868 eleitores do Recife entre os dias 20 e 21 de outubro de 2020. O levantamento tem nível de confiança de 95%, com margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob a identificação PE-05988/2020.

Macapá

  • Sob encomenda da Rede Amazônia, o Ibope ouviu 504 pessoas em Macapá entre os dias 12 e 14 de outubro de 2020. O levantamento tem nível de confiança de 95%, com margem de erro de 4 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob a identificação AP-06881/2020.

Pesquisa XP/Ipespe para as eleições de 2022

  • A pesquisa da XP Investimentos foi feita em parceria com o Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe). Foram ouvidas 1.000 pessoas em todo o país, por telefone, entre 8 e 11 de outubro. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais.
15 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 15 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • S

    Salo

    ± 0 minutos

    Na reportagem esta claro: Todos os candidatos, os 4, eram de outros partidos. Em Salvador, era até 2.015 de outro partido, bem como os outros tbem e se filiaram certamente visando mais tempo na TV e mais recursos para garantir a reeleição. Não acredito que os candidatos a prefeitos sejam admiradores do Maia e Alcolumbre.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • K

      Klin

      ± 1 dias

      Tudo o que este im.b.cil fala dá o contrário. Lembram da marolinha? Pois é. Ainda não os livramos do Tsunami PT. Mais, o homem amis honesto do mundo. Condenado por corrupção e lavagem de dinheiro várias vezes e com mais alguns processos a responder. Mais inda... criaria um milnhão de empregos por ano. Deixou mais de um milhão de desempregados a cada ano que governou,. O DEM? Bem, o DEM junto com o PMDB sempre foram os "Marias vai coasoutras" da política de Brasília.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • N

        Nelson Vidal Gomes

        ± 1 dias

        E, até hoje, o PT não se dignou a mudar de nome para PEB-Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros. O povo não é bobo ,viva a Rede Globo! Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus! Namastê!

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • W

          Willian Cardoso de Souza Jesus

          ± 2 dias

          Falando especificamente do DEM, aquele que vota em candidatos do centrão merece toda a SACANAGEM que provém dos candidatos que fazem parte da política FISIOLÓGICA do país. Vulgamente falando, o famoso "toma lá, dá cá". Está mais do que escancarado que candidatos de esquerda e do centrão são capazes de DESTRUIR A NAÇÃO, pelos seus próprios interesses. A crise do vírus chinês escancarou isso de vez.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • W

            Willian Cardoso de Souza Jesus

            ± 2 dias

            Passou da hora de todo brasileiro PARAR DE LEVAR A SÉRIO AS PESQUISAS ELEITORAIS. Toda eleição é a mesma história: candidato A com 30, 40% de intenções de voto, aí chega nas eleições e o cara perde. Quando não, sequer vai para o 2º turno, enquanto o candidato B, com 4%, 5%, vence as eleições. Aconteceu isso com o Zema, em MG; com o Dória, quando venceu para Prefeito de SP; com o Bolsonaro, nas últimas eleições; e por aí vai...quando passarmos a ignorar completamente as pesquisas, diante da sua TOTAL FALTA DE CREDIBILIDADE, seja ela da fonte que vier, aí, quem sabe param de tentar NOS ENGANAR e MANIPULAR nosso voto para que votemos no candidato que convém pra quem faz, através do "VOTO ÚTIL".

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • M

              marcos

              ± 2 dias

              O Dem é o um partido de esquerda e ao mesmo tempo neoliberal . De liberal não tem nada. E muito menos de conservador.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • M

                marcos

                ± 2 dias

                O Dem é o um partido de esquerda e ao mesmo neoliberal . E pensa que ė liberal.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • I

                  IvoHM

                  ± 2 dias

                  Infelizmente, um partido coalhado de traíras.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • E

                    EDGAR BOSCHETTI

                    ± 2 dias

                    O PT é que deve ser extirpado. Bolsonaro 2022.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • C

                      CSG

                      ± 2 dias

                      Quem tem que ser extirpado é o Bozo e filhos

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      3 Respostas
                      • J

                        Jorge Vallim de Medeiros

                        ± 1 dias

                        Jorge Vallim de Medeiros: Procedimento, digo.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                      • J

                        Jorge Vallim de Medeiros

                        ± 1 dias

                        Pelas urnas , é o procediento normal. Assim funciona a democracia. Basta convencer o eleitorado

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                      • I

                        IvoHM

                        ± 2 dias

                        O Bolsonaro só sai em 2027. Na sequência vem o Carlos, e depois a Laurinha. Pode rasgar o ..., solta gases.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                    • D

                      Denis Sebascon

                      ± 2 dias

                      Única vez que na vida que concordei com o Luladrão. O DEM é um lixo!

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • Z

                        Zyss

                        ± 2 dias

                        O povo é alienado demais. Basta ver aqui. O greca do Dem liderando... É ridículo demais.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        Fim dos comentários.