i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Eleições municipais

Sem outsiders e opção pela continuidade: os recados das urnas que servem de lição para 2022

  • Brasília
  • 16/11/2020 20:55
Eleitora vota para prefeito em São Paulo: resultado das eleições municipais traz lições para a disputa presidencial de daqui a dois anos.
Eleitora vota para prefeito em São Paulo: resultado das eleições municipais traz lições para a disputa presidencial de daqui a dois anos.| Foto: Nelson Almeida/AFP

Os resultados do primeiro turno das eleições municipais mostram um enfraquecimento da onda da nova política, que foi responsável pela eleição do presidente Jair Bolsonaro e de vários outsiders em 2018. Ao contrário do último pleito, o eleitor desta vez evitou novatos e, na maioria dos casos, votou pela continuidade na eleição majoritária.

Partidos e políticos com tradição, como o DEM de ACM Neto e o MDB, saem fortalecidos das eleições municipais de 2020. No campo da esquerda, o PT sofreu novos abalos, voltando a encolher de tamanho, e o Psol saiu do primeiro turno como a grande surpresa.

Analistas e líderes políticos apontam que as eleições do último domingo (15) refletiram o sentimento do momento. Se em 2018 ser um político de fora do establishment era um ativo importante; 2020 mostrou que essa característica não é mais determinante. Sobre 2022, eles concordam que é arriscado apontar com exatidão como o resultado das eleições municipais deste ano irá influenciar o eleitor na corrida presidencial de daqui a dois anos.

No aspecto ideológico, integrantes da esquerda comemoraram a ressurreição das candidaturas progressistas principalmente em duas das mais importantes cidades do país: Rio de Janeiro e São Paulo. Na capital paulista, Guilherme Boulos (Psol) ganhou o espaço do PT e enfrentará Bruno Covas (PSDB) no segundo turno. Além disso, tanto em São Paulo quanto no Rio, o Psol detém agora a terceira maior bancada nas câmaras de vereadores.

Já entre os políticos da direita, há uma clara divisão. Alguns parlamentares conservadores alegam, sem provas, a existência de fraudes. O presidente Jair Bolsonaro tem questionado a legitimidade do pleito de 2020. Outros políticos de direita defendem uma autocrítica visando as eleições de 2022 – algo que o PT, por exemplo, nunca vez.

Já o partidos de centro não têm do que reclamar das eleições de 2020. Eles foram os principais vitoriosos. Um dos destaques é o DEM, sigla de centro-direita. Tido como partido quase extinto durante os anos do PT no governo federal, o DEM conquistou três capitais já no primeiro turno: Salvador, Florianópolis, Curitiba. E tem possibilidade de arrematar mais duas: Rio de Janeiro e Macapá.

No Rio, Eduardo Paes é apontado como favorito. Na segunda, um dos favoritos é Josiel Alcolumbre, irmão do presidente do Senado, Davi Alcolumbre. As eleições não foram realizadas neste domingo (15) na capital do Amapá em virtude da crise energética no estado — a votação deve ocorrer no mês que vem. Em 2016, o DEM havia conseguido eleger apenas um prefeito de capital: ACM Neto, em Salvador.

Nas eleições de 2020, em todo país, o partido conquistou pelo menos 424 prefeituras – 152 a mais que em 2016 . A sigla foi a que conseguiu, até o momento, ter o maior crescimento no número de municípios conquistados em comparação com o pleito de quatro anos atrás.

Outros partidos de centro também tiveram bom desempenho, tais como o PP, o Republicanos e o Avante. O PP do deputado federal Arthur Lira (AL) levou, até o fechamento desta reportagem, 682 cidades (ainda havia algumas cidades com apuração em andamento). O Republicanos conquistou 208 municípios. E o nanico Avante ganhou 79 prefeituras. Em 2016, o partido tinha 12 prefeituras.

Figuras consideradas mais tradicionais e conhecidas do eleitor tiveram votações expressivas em todo o Brasil. Em Goiânia, a disputa ficará entre dois velhos políticos: Maguito Vilela (MDB) contra Vanderlan Cardoso (PSD); Porto Alegre terá um segundo turno entre Sebastião Melo (MDB) e Manuela D’Ávila (PCdoB); e em Recife, a disputa ficará no âmbito da família Arraes — João Campos (PSB) contra Marília Arraes (PT). O primeiro é bisneto de Miguel Arraes; a segunda, neta. Arraes foi ex-governador de Pernambuco e considerado uma figura história no estado.

Outro dado que confirma a tese de que o eleitor não quis fazer apostas arriscadas está no número de prefeitos de capitais reeleitos em primeiro turno. Das 26 capitais, seis candidatos conseguiram se reeleger em primeiro turno: os prefeitos de Curitiba (PR), Rafael Greca (DEM); de Belo Horizonte (MG), Alexandre Khalil (PSD); de Salvador (BA), Bruno Reis (DEM); de Florianópolis (SC), Gean Loureiro (DEM); de Natal (RN), Alvaro Dias (PSDB); e de Campo Grande (MT), Marquinhos Trad (PSD). Além disso, em Palmas, a vice-prefeita em 2016 Cintia Ribeiro (PSDB) conquistou a prefeitura e dará continuidade à gestão de Carlos Amastha.

“Esse foi o pleito de continuidade. Prefeitos e prefeitas bem avaliados tiverem conquistas galácticas”, diz o analista político Maurício Moura. “A pandemia que assola o planeta ajudou a dar visibilidade aos prefeitos e prefeitas. A grande maioria se beneficiou de choques positivos de popularidade que pavimentaram um sólido caminho para as urnas e complicaram a vida da oposição.”

Como o resultado das eleições municipais influencia a disputa em 2022

Ainda é cedo para se fazer qualquer projeção para as eleições de 2022 com base nos resultados do pleito de 2020. Principalmente pelo fato de que nas eleições municipais, o eleitor adota uma postura mais pragmática em comparação com o pleito para deputados federais, senadores e presidente da República. Isso não significa, porém, que os resultados das urnas não emitam sinais de alertas aos principais presidenciáveis.

Bolsonaro viu seus candidatos serem derrotados em São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Recife (PE) e Manaus (AM). Bolsonaro entrou na campanha de sete capitais brasileiras. Perdeu cinco. Em apenas duas, apoiou candidatos que foram para o segundo turno: o atual prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (Republicanos) e o deputado federal, Capitão Wagner (Pros), em Fortaleza. Internamente, as campanhas de Crivella e Wagner creditam mais ao recall de ambos do que necessariamente a um impulsionamento de Bolsonaro.

Assessores do Palácio do Planalto admitem que o resultado não foi favorável ao presidente, embora longe de ser catastrófico. O próprio Bolsonaro minimizou o resultado das urnas. “Há 4 anos Geraldo Alckmin elegeu João Doria prefeito de São Paulo no primeiro turno. Dois anos depois, Alckmin obteve apenas 4,7% dos votos na disputa presidencial”, escreveu no Twitter. O presidente também complementou: “A esquerda sofreu uma histórica derrota nessas eleições, numa clara sinalização de que a onda conservadora chegou em 2018 para ficar”.

A avaliação de derrota da esquerda, contudo, não foi consensual nem mesmo dentro do bolsonarismo. Diante das derrotas de candidatos apoiados pelo presidente, o assessor especial para assuntos internacionais de Bolsonaro, Filipe Martins, já fala em autocrítica dos candidatos da direita.

“Enquanto batíamos cabeça para fazer o básico e tentar nos organizar, a esquerda se renovou, assimilou as lições de 2018 e soube usar a internet e a nova realidade política a seu favor. Ou fazemos a devida auto-crítica (sic), ou nossos erros cobrarão um preço ainda maior no futuro”, disse Martins pelas redes sociais.

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), também não pode cantar vitória neste primeiro momento. Ele foi obrigado a se esconder durante toda a campanha do prefeito paulistano Bruno Covas (PSDB), candidato à reeleição, por causa dos altos índices de rejeição.

No Maranhão, outro presidenciável, o governador Flávio Dino (PCdoB) viu seus dois candidatos a prefeito na capital do estado fracassarem de forma retumbante. A derrota de Dino também abriu margem para ressuscitar um outro movimento político que até então se achava sepultado: o sarneísmo. Os dois candidatos que chegaram ao segundo turno têm alguma relação com a família Sarney. Essa é a segunda vez que a capital do estado não escolhe um nome indicado pela esquerda desde 1989.

24 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 24 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • C

    Cético

    ± 0 minutos

    Opção pela continuidade? Qual opção? O dia em que o eleitor deixar de tratar político como pet, o país avançará. O que prejudica o país é essa excrescência chamada de reeleição.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • T

      TIAGO

      17/11/2020 19:11:53

      Tem que ver o número de vereadores. Na minha cidade e nas vizinhas trocaram mais da metade. Se persistir essa tendencia de manter executivo e trocar legislativo eu vejo com bons olhos.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • T

        THIAGO CYLES DA SILVA OLIVEIRA

        17/11/2020 15:15:37

        Na hora da Gazeta estudar geografia, Campo Grande não é MT, é MS. MATO GROSSO DO SUL, DO SUL! DO SUL! O Estado foi dividido em 1977 e até hoje a maioria dos jornalistas não sabem disso. Que vergonha!

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • G

          Ghislene Elizabeth Wheeler

          17/11/2020 15:07:24

          Conquistas galácticas... Isso não está em livros ou a serem lidos ou o tempo para leem muitos livros, se o camarada sabe ler ou ele desenha ou pede outro pra ler pra desenhar por ele. Esclarecedor o artigo nessa eleição.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • S

            Salvador

            17/11/2020 15:06:45

            Cita subida da esquerda em duas capitais importantes, São Paulo e Rio. QUEM de esquerda no Rio??? Paes? Crivela? Vá escrever bobagem noutro lugar...

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • M

              Murilo Menin Flores

              17/11/2020 14:24:19

              Faltou mencionar o mais importante: em grande parte das cidades não haviam candidatos da nova política e sim mais do mesmo. Esperamos e vamos trabalhar para que nas próximas eleições tenhamos mais candidatos comprometidos verdadeiramente com novas formas de governar.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • Y

                Yuri Pimenta Caon

                17/11/2020 13:56:27

                Mesma análise em todos os jornais. Deve ser piada ou falta de análise de verdade.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • W

                  Walter

                  17/11/2020 13:04:28

                  Eleitor quer ser atendido em seus pleitos e ver menos corrupção, simples assim. Prefeito Greca, do DEM, aqui em Curitiba, foi reeleito assim. Se estivesse em outro partido o resultado seria o mesmo. Contas públicas "no azul" e ambiente (econômico e social) da comunidade melhorando é o que torna um cidadão elegível. O mesmo será com Bolsonaro. Dependerá de seus resultados na condição de Governo Federal (Executivo). Ou alguém quer o "Botafogo", do DEM, que está sentado em cima do PL da prisão em segunda instância há mais de um ano, como próximo Presidente da República?

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • B

                    Bingo Two

                    17/11/2020 12:41:23

                    Luciano Huck tá de olho na boca boa! Tem muitos oportunistas fazendo terreno, inclusive um ex-juiz. Povo que se ligue, porque só tem aventureiro. Político = bandido de luxo.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • B

                      Bingo Two

                      17/11/2020 12:40:13

                      Em 2018 o povo quis inventar moda e se deu mal, com aloprados no governo federal. Simples assim. Somos governados por psicopatas orgulhosos.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      2 Respostas
                      • S

                        Sartan

                        17/11/2020 14:24:06

                        Mas falar dos psicopatas não justifica ficarmos sendo governados ou por um ou por outro. falar contra o lado que você não gosta não passa o pano a favor do seu

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                      • Y

                        Yuri Pimenta Caon

                        17/11/2020 13:58:20

                        Antes era por psicopatas bandidos

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                    • R

                      Roberto Rocha Passos

                      17/11/2020 12:24:58

                      Bom lembrar do poder de empregabilidade das prefeituras, e por consequência a influência que os tiranos dos partidos exercem junto ao eleitorado com essa poderosa arma. Intimida o eleitor, enquanto a ala dos "fariseus" que criticam a Política se distanciam cada vez mais das urnas, fazendo com que a distância entre a coisa pública e a privada aumente cada vez mais! Triste nação!!

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • E

                        Emerson

                        17/11/2020 11:12:38

                        Parabéns aos eleitores que no domingão da eleição resolveram aposentar muitas figirinhas carimbadas de nossa esturricada política e não foram apoiando cegamente mitológicas indicações. 2022 poderá ser um vespeiro daqueles!!!

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • M

                          Marcos Ctba

                          17/11/2020 11:03:57

                          A pandemia seu sobrevida a esquediotia , e o canto da sereia foi a grande tacada principalmente no Lixo de Janeiro e São Paulo capital nacional dos Nóias.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          1 Respostas
                          • D

                            Dâmaris Reis

                            17/11/2020 14:36:19

                            Quem é vc na fila do pão para chamar RJ e SP de lixo? Ah, cala a boca!

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                        • S

                          salcutrim

                          17/11/2020 10:08:13

                          Eu sempre achei engraçado essas analises dos "especialistas" da imprensa brasileira. Eles erram todo ano e ainda acham que sao especialistas. Ouvi uma radio esquerdista dizendo que foi um recado ao presidente, etc. votamos nas pessoas que achamos melhor e nao foi recado nenhum. Talvez o unico recado foi para partidos de esquerda. Eu votei pra prefeito e vereador para candidatos que nao eram do partido do presidente, mas foi porque eles eram os melhores e nao eram de esquerda. Votei pela administração dele e tambem porque o conheço. Nao tem recado a ninguem. Votamos naqueles que achamos que eram melhores. Exceto esquerdista que sempre vota por ideologia e isso nao tem explicação.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • C

                            carlos

                            17/11/2020 14:15:52

                            Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • P

                              Plinio

                              17/11/2020 9:32:52

                              As abstenções foram as maiores ganhadoras desta eleição ,na média ,40%>Portanto não dá para avaliar .Antigamente eram 23 por cento.O pt morreu e ressuscitou no aliado PSOL. O centrão sai forte ainda como sempre .Voa pro lado que o vento leva.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • D

                                Dario de Araújo Dafico

                                17/11/2020 9:23:45

                                Quanta bobagem essa análise! Bolsonaro não foi eleito simplesmente por ser um outsider, mas sim por ser o único que disse tudo - de modo simples e claro - o que o povo pensa e deseja. Não basta dizer que é amiguinho do Bolsonaro para ser eleito e nem precisa concordar com ele. Nos novos tempos das redes sociais serão eleitos os candidatos que realmente expressarem o sentimento do eleitor, mesmo que de forma mentirosa.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • R

                                  Rodrigo Gomes

                                  17/11/2020 8:58:07

                                  Foi um grande tapa na cara do traidor Jair Bolsonaro.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • J

                                    JULIO

                                    17/11/2020 2:07:37

                                    A pandemia ajudou muiiiito quem estava no poder . É só ver a altíssima abstenção , brancos e nulos .

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • C

                                      Carlos Roberto

                                      17/11/2020 1:57:26

                                      O que é motivador, é que as pragas da imprensa não pegam! DIREITA CONSERVADORA EM 2022!

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      1 Respostas
                                      • S

                                        Sartan

                                        17/11/2020 14:37:48

                                        Não é praga são analises, isso porque se seu lado continuar com essa arrogância, só no seu sonhe que seu lado continua em 2022

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                    Fim dos comentários.