• Carregando...
Urna eletrônica
| Foto: Antonio Augusto/Ascom/TSE

Eleitores de 57 municípios voltam às urnas neste domingo (29) para definir quem será o prefeito pelos próximos quatro anos. Dessas cidades, 18 são capitais. Outras sete capitais já tiveram a definição das eleições no primeiro turno, realizado no dia 15 de novembro: Belo Horizonte (MG), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Natal (RN), Salvador (BA) e Palmas (TO).

Nas capitais em que a eleição ainda está em aberto, poucos são os casos em que a polarização entre esquerda e direita persistiu na disputa municipal. Dois são os exemplos mais evidentes: Fortaleza, em que Sarto (PDT) – apoiado pela família Ferreira Gomes – disputa com Capitão Wagner (Pros) – candidato bolsonarista; e Vitória, em que Delegado Pazolini (Republicanos) concorre com João Coser (PT).

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) apoia, ainda, Marcelo Crivella (Republicanos), no Rio de Janeiro; e Tião Bocalom (MDB), em Rio Branco. Já o PT, do ex-presidente Lula, também disputa a prefeitura no Recife, com Marília Arraes – que concorre contra João Campos (PSB).

Cidades como São Paulo e Porto Alegre também têm candidatos de esquerda na segunda fase do pleito. Na capital paulista, Guilherme Boulos (Psol) concorre contra Bruno Covas (PSDB). Já em Porto Alegre Manuela D'Ávila (PCdoB) disputa a prefeitura com Sebastião Melo (MDB).

Veja o mapa com todas as disputas do segundo turno em capitais:

Municípios que completam a lista do segundo turno

Além das capitais, também terão segundo turno mais 39 cidades em todo o país. Desconsiderando o Amapá (em que as eleições na capital, Macapá, foram adiadas por conta do apagão) e o Distrito Federal (Brasília não tem eleições para prefeito), três estados não terão nenhum município com segundo turno: Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte e Tocantins.

O estado que tem mais cidades com a disputa ainda ocorrendo é São Paulo, em que 16 municípios, incluindo a capital, terão segundo turno no domingo (29). Já Acre, Alagoas, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Paraíba, Piauí, Paraná, Sergipe, Rondônia e Roraima têm apenas uma cidade com a eleição ainda acontecendo.

Por lei, podem ter segundo turno na disputa para prefeito os municípios com mais de 200 mil eleitores. O pleito vai para a segunda etapa quando, na primeira, nenhum dos candidatos alcança mais de 50% dos votos válidos (excluindo brancos e nulos). Nas cidades com menos de 200 mil eleitores, vence o mais votado já no primeiro turno, mesmo que o candidato não tenha alcançado mais de 50% dos votos válidos.

Veja a lista de todos os municípios com mais de 200 mil eleitores, e em quais deles haverá segundo turno:

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]