Mais de dez deputados do Paraná confirmaram seus nomes nas eleições de novembro próximo. São oito deputados estaduais e três deputados federais. O levantamento foi feito pela Gazeta do Povo nesta quarta-feira (7) com base nas informações disponibilizadas no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
As informações do Paraná no seu WhatsApp
Em julho, quando o prazo para registro de candidaturas ainda não tinha sido aberto, o número de possíveis candidatos era maior – naquela época, a Gazeta do Povo apurou que ao menos 20 deputados ensaiavam entrar no pleito. Entre aqueles que desistiram, estão os bolsonaristas Filipe Barros (PSL), deputado federal, e Ricardo Arruda (PSL), deputado estadual. Barros tentaria ser prefeito de Londrina; Arruda buscaria a cadeira de prefeito de São José dos Pinhais.
Outros quatro deputados federais, que chegaram a se lançar como pré-candidatos à prefeitura de Curitiba, desistiram da corrida já no período de convenções partidárias: Ney Leprevost (PSD), Luizão Goulart (Republicanos), Luciano Ducci (PSB) e Gustavo Fruet (PDT). As siglas dos três primeiros – PSD, Republicanos e PSB – optaram pelo apoio a Rafael Greca (DEM). Já o PDT confirmou o deputado estadual Goura, após a desistência de Fruet.
Além de Goura, outros dez deputados estaduais e federais querem ser prefeitos de alguma cidade do Paraná. Na corrida da capital, também confirmaram candidaturas a deputada federal Christiane Yared (PL) e o deputado estadual Fernando Francischini (PSL). No pleito da prefeitura de Londrina, três deputados estão fazendo campanha eleitoral. Um deles é o deputado estadual Tiago Amaral (PSB). E também há a dupla Boca Aberta, deputado federal, e Boca Aberta Jr, deputado estadual. Pai e filho formam a chapa do Pros para a disputa às cadeiras de prefeito e vice-prefeito de Londrina, respectivamente.
A corrida à prefeitura de Maringá tem dois deputados estaduais: Homero Marchese (Pros) e Dr Batista (DEM). Já na disputa à prefeitura de Cascavel estão um deputado estadual, Marcio Pacheco (PDT), e um deputado federal, Roman (Patriota). A deputada estadual Mabel Canto (PSC) também entrou na disputa pela prefeitura de Ponta Grossa. Ela é filha do ex-deputado estadual e ex-prefeito de Ponta Grossa Jocelito Canto.
Cônjuges e filhos de parlamentares do Paraná também confirmaram candidaturas a prefeituras de cidades paranaenses nas eleições de novembro. A candidata do Pros à prefeitura de Foz do Iguaçu, Tatiana Fruet, é esposa do deputado estadual Soldado Fruet (Pros). E a candidata do PL à prefeitura de Maringá, Akemi Nishimori, é esposa do deputado federal Luiz Nishimori (PL). Além delas, a candidata do Podemos à prefeitura de Curitiba, Carol Arns, é filha do senador Flávio Arns (PODE); e o atual prefeito de Guaratuba, Roberto Justus (DEM), que vai tentar a reeleição, é filho do deputado estadual Nelson Justus (DEM).
Confira deputados e parentes que estão na disputa
Eleição em Curitiba
- Christiane Yared (PL), deputada federal
- Fernando Francischini (PSL), deputado estadual
- Goura (PDT), deputado estadual
- Carol Arns (PODE), filha do senador Flávio Arns
Eleição em Londrina
- Boca Aberta (Pros), deputado federal
- Boca Aberta Jr. (Pros), deputado estadual
- Tiago Amaral (PSB), deputado estadual
Eleição em Maringá
- Dr. Batista (DEM), deputado estadual
- Homero Marchese (Pros), deputado estadual
- Akemi Nishimori (PL), esposa do deputado federal Luiz Nishimori
Eleição em Cascavel
- Marcio Pacheco (PDT), deputado estadual
- Roman (Patriota), deputado federal
Eleição em Ponta Grossa
- Mabel Canto (PSC), deputada estadual
Eleição em Foz do Iguaçu
- Tatiana Fruet (Pros), esposa do deputado estadual Soldado Fruet
Eleição em Guaratuba
- Roberto Justus (DEM), que vai tentar a reeleição, é filho do deputado estadual Nelson Justus
Bolsonaro “planejou, dirigiu e executou” atos para consumar golpe de Estado, diz PF
Governadores do Sul e Sudeste apostam contra PEC de Lula para segurança ao formalizar Cosud
Congresso segue com o poder nas emendas parlamentares; ouça o podcast
Juristas dizem ao STF que mudança no Marco Civil da Internet deveria partir do Congresso
De político estudantil a prefeito: Sebastião Melo é pré-candidato à reeleição em Porto Alegre
De passagem por SC, Bolsonaro dá “bênção” a pré-candidatos e se encontra com evangélicos
Pesquisa aponta que 47% dos eleitores preferem candidato que não seja apoiado por Lula ou Bolsonaro
Confira as principais datas das eleições 2024
Deixe sua opinião