i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Eleições 2020

Paes ou Crivella? Conheça as propostas dos candidatos a prefeito do Rio em cinco áreas

  • PorGustavo Ribeiro, especial para a Gazeta do Povo
  • 26/11/2020 10:42
Eduardo Paes (DEM) e Marcelo Crivella (Republicanos) disputam 2º turno no Rio de Janeiro.
Eduardo Paes (DEM) e Marcelo Crivella (Republicanos) disputam 2º turno no Rio de Janeiro.| Foto:

Seja Eduardo Paes (DEM) ou Marcelo Crivella (Republicanos), quem for eleito prefeito do Rio de Janeiro no próximo domingo (29) terá de carregar, pelos próximos quatro anos, as propostas apresentadas ao longo da campanha – inclusive as que estão devidamente registradas nos planos de governo enviados ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para a formalização das candidaturas.

E não são poucas as promessas para a capital fluminense, que passa por uma crise financeira que parece não ter fim. Diversas áreas são cobertas pelos candidatos, mas algumas acabam se sobressaindo, especialmente as que afetam o dia a dia da população, como saúde, educação, transporte, emprego e segurança.

A reportagem da Gazeta do Povo selecionou as principais propostas dos dois candidatos que disputam o segundo turno no Rio em cinco áreas. Confira:

Trabalho e geração de renda

O que propões Eduardo Paes

O plano de governo de Paes dá ênfase à geração de emprego e renda para a população que vive nas comunidades. A ideia do candidato é apostar no empreendedorismo e na recuperação da infraestrutura dessas áreas. Para as mulheres, ele propõe uma atenção especial, especialmente às que são chefes de família e estão com dificuldades para retornar ao mercado de trabalho.

O ex-prefeito também pretende investir em um programa de capacitação de jovens e idosos que chegue a 100 mil pessoas. Esse projeto funcionaria em parceria com instituições públicas e privadas, concentrado nos setores de turismo, tecnologia, saúde, audiovisual e construção civil.

O que propõe Marcelo Crivella

Crivella promete criar 100 mil novos empregos diretos a partir de obras de infraestrutura ligadas ao saneamento básico e à despoluição de lagoas e rios. A criação desses postos de trabalho dependeria de convênios com o governo federal para o repasse de recursos para as obras.

Outra proposta do atual prefeito é fomentar a economia criativa, com incentivos para pequenos e micro empresários. Crivella promete carência de até um ano para iniciar o pagamento de aluguel em edifícios desocupados que pertencem à Prefeitura, e também preços mais competitivos em imóveis públicos nos bairros.

Educação

O que propões Eduardo Paes

O principal objetivo de Paes é reduzir a disparidade de qualidade entre a educação pública e a privada. Para isso, o candidato promete a contratação de 3 mil professores até 2022, com o objetivo de diminuir o número de alunos por turma e permitir que todas as disciplinas tenham profissionais de ensino de maneira equilibrada.

Além disso, Paes propõe a expansão do ensino em tempo integral para 100 mil novos alunos até 2024, adicionando um “currículo inovador”, com aulas de cidadania, incluindo “promoção do civismo, do respeito ao próximo e da proteção do patrimônio/espaço público”.

Um programa paralelo que o ex-prefeito pretende implementar é o Conect@dos, para viabilizar o acesso remoto para todos os alunos da rede municipal até 2022, com equipamentos e internet móvel.

O que propõe Marcelo Crivella

Crivella aposta no programa Escola Digital para mudar a educação no Rio de Janeiro. Segundo o plano de governo, isso significa implantar a “escola do século XXI”, com serviços acessíveis a alunos, pais e professores em qualquer plataforma, como celular, computador, tablet ou televisão.

Para implantar o Escola Digital, o candidato promete distribuir notebooks com acesso à internet para todos os alunos e professores ainda no primeiro ano de mandato.

Com isso, Crivella pretende chegar a 100% das escolas com tempo integral em um sistema híbrido, com parte do tempo presencial e o restante de forma remota, com um “kit lanche” que o aluno pode levar para casa.

Saúde

O que propões Eduardo Paes

O ex-prefeito propõe investimentos em recursos humanos para resolver os problemas da da saúde no Rio. No primeiro ano de mandato ele promete a contratação de mil médicos e 5 mil profissionais para atender nos hospitais, UPAs e Clínicas da Família.

Além disso, Paes pretende criar plano de carreira, cargos e salários para o pessoal da saúde, e treinar 2 mil profissionais por ano.

Os profissionais seriam deslocados também para novas 21 clínicas de especialidades propostas pelo candidato e 13 centros de diagnósticos. Esses novos estabelecimentos são prometidos até o final de 2023.

O que propõe Marcelo Crivella

Assim como na educação, Crivella propõe a digitalização do sistema de saúde da cidade com a criação do programa Saúde Digital, que deve sistematizar dados e informações relacionados ao tema.

No Saúde Digital, segundo o plano de governo do candidato, haverá a implementação de prontuários eletrônicos e os usuários do sistema municipal de saúde terão acesso a uma plataforma virtual de atendimento.

Uma outra proposta nessa área é firmar parcerias com o setor privado para que pacientes da rede municipal sejam atendidos em clínicas particulares com pagamento pela tabela do SUS.

Segurança

O que propõe Eduardo Paes

O programa de governo de Paes para a segurança dá prioridade aos profissionais da Guarda Municipal. A promessa é qualificar os guardas e introduzir até 2022 um sistema de premiação de acordo com a produtividade e desempenho individuais.

O candidato também propõe a criação de um grupo de elite da Guarda Municipal para reduzir em 20%, até o final de 2023, os crimes em áreas de grande atividade comercial e elevado fluxo de pessoas. Esse grupo usaria armas letais.

O que propõe Marcelo Crivella

Crivella também aposta na Guarda Municipal para melhorar a segurança no Rio. Além de aumentar o efetivo com egressos das Forças Armadas para trabalharem de forma temporária, ele pretende melhorar o treinamento dos guardas.

O prefeito propõe, ainda, capacitar os profissionais da Guarda Municipal para usarem arma de fogo para “proteger cidadãos, bens, serviços e instalações da Cidade do Rio de Janeiro”.

Transporte

O que propõe Eduardo Paes

Criado em 2012 na gestão de Paes na Prefeitura do Rio, o BRT é o foco das atenções do candidato. Ele pretende reabrir estações que foram fechadas e aumentar a frota de veículos para diminuir a espera dos usuários e a lotação.

Ainda em relação ao BRT, Paes promete concluir o BRT Transbrasil e colocá-lo em funcionamento até o final de 2022 – esse corredor faz a ligação entre Deodoro e o centro da cidade.

Além dos BRTs, Paes garante pelo menos 80% dos ônibus com ar-condicionado até 2023, e a integração tarifária de todo o sistema de transporte, incluindo BRT, VLT, ônibus, trem, metrô e barca.

O que propõe Marcelo Crivella

O plano de governo de Crivella dá atenção ao uso de bicicletas como modal de transporte. A promessa é elaborar um Plano Diretor Cicloviário e, no período do mandato, implantar cerca de 30% das ações previstas neste documento.

Outro ponto que o candidato prioriza é uso de táxis, com uma política pública de estímulo para esse tipo de transporte, incluindo a geração de créditos aos usuários do aplicativo taxi.rio para serem usados em outros serviços da cidade, como estacionamento rotativo.

15 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 15 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • P

    Polaco

    ± 0 minutos

    Roubou o que pode na olimpiada, provas incontestes e denúncias arquivadas, quando a favela toma conta de uma sociedade os bandidos fazem a festa, não é a toa que o rj é um narcoestado.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • R

      Ronald Santos

      ± 3 horas

      Lamentavelmente é escolher entre o coco e a **** . Mas como carioca e observador, posso dizer que mesmo sendo um corrupto e noneando a família Picciani toda na prefeitura, o Paes dá de 10 a zero no crivella na administração da conservação da cidade

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • M

        marco Aurelio Bittencourt

        ± 3 horas

        PAES, sem duvida.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • C

          Coeli Regina

          ± 3 horas

          O bom carioca votará nulo.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • S

            S..

            ± 4 horas

            RJ DO MAL A PIOR, VIDE O PRESIDENTE CARIOCA NO PLANALTO,

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            1 Respostas
            • R

              Ronald Santos

              ± 3 horas

              Bolsonaro é paulista, e você pelo visto é mais um imb.ecil manipulado pela imprensa que perdeu bilhões. A não ser que você trabalhe num desses veículos, não vais ganhar nada se ele cair e a imprensa receber bilhões e ficar 4 anos chantageando o eleito por mais verbas....

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

          • E

            Eduardo Figueiredo Mercado

            ± 6 horas

            Literalmente isso é que chamo de estar entre a Cruz e a Espada.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • F

              Freitas

              ± 6 horas

              Crivella já era. Um ZUMBI.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • E

                Emerson

                ± 7 horas

                Um apaixonado por olimpíadas e copa frustrada do mundo e o outro cheio de companheiros do "exército da salvação". Esperar o que do Rio Caótico de Janeiro? Só se for para piorar mais ainda!!!

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • J

                  Joaquim

                  ± 7 horas

                  Os colégios públicos servem unicamente se for militares, e profissiobalizantes. Caso contrário não servem porque Infelizmente a maioria apenas frequentar, e prática muita bagunça. Usam drogas, espancam professores, e comeram até assassinatos.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • L

                    Lyane

                    ± 7 horas

                    Crivella sem pestanejar! Paespalho faz parte da trupe que roubou por décadas o Rio de Janeiro! O nervosinho da Odebrecht!

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    1 Respostas
                    • S

                      Sartan

                      ± 7 horas

                      Melhor deixar o Crivella que só rouba e favorece a igreja que ele pertence. ele rouba menos e pertence ao seu lado ele pode. e se alguém reclamar la tem os defensores do Crivella que são quase um gabinete dos filhões

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                  • J

                    Jeferson de Andrade Santos

                    ± 7 horas

                    Eu só queria saber da Linha amarela... e ninguém pergunta isso...

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • W

                      Wander Leite

                      ± 8 horas

                      "Mostra Curitiba aí Gazeta....mostra a verdade sobre a crise e os hospitais sem vagas... FALTA DE COMPROMISSO COM A VERDADE!!! Vou cancelar minha assinatura..."

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      1 Respostas
                      • A

                        Armando

                        ± 7 horas

                        Bom o Greca...não prometeu nada...então não se pode cobrar nada.....mais 4 anos perdidos.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                    Fim dos comentários.