Sebastião Melo (MDB) venceu o segundo turno e foi eleito o novo prefeito de Porto Alegre. O resultado da segunda etapa da eleição, realizada neste domingo (29), saiu às 18h50. Com 100% das urnas apuradas, Melo teve 370.550 votos, enquanto Manuela D’Ávila (PCdoB) conseguiu 307.745 votos.
- Sebastião Melo (MDB) – 54,63%
- Manuela D’Ávila (PCdoB) – 45,37%
Por volta das 20h, Melo comemorou a vitória relembrando sua trajetória pessoal. Natural de Piracanjuba, em Goiás, ele se mudou para a capital gaúcha em 1978. "Vou devolver a ti em dobro o que você me deu de oportunidade", afirmou emocionado. "Foi a campanha do tostão contra o milhão. Tinha dia que não tinha dinheiro para bandeira ou para subir os links para televisão. Mas, as ideias venceram o poderia financeiro", acrescentou.
O emedebista já foi vereador e vice-prefeito da capital gaúcha, e conseguiu manter a liderança conquistada no primeiro turno. No dia 15 de novembro, Melo surpreendeu ao ir para o segundo turno como o mais votado, com 31,01% dos votos válidos, contra 29% de Manuela – considerada até então a favorita a levar a eleição.
Durante a reta final da campanha, Melo registrou um boletim de ocorrência contra a adversária e a acusou de crime eleitoral, por insinuar em uma propaganda que ele seria racista. Manuela afirmou que o denunciaria por denunciação caluniosa. A troca de acusações e os pedidos de direito de respostas marcaram os dias que antecederam a eleição.
Bolsonaro “planejou, dirigiu e executou” atos para consumar golpe de Estado, diz PF
PF acusa Braga Netto de pressionar comandantes sobre suposta tentativa de golpe
Governadores do Sul e Sudeste apostam contra PEC de Lula para segurança ao formalizar Cosud
Congresso segue com o poder nas emendas parlamentares; ouça o podcast
Auxílio Brasil: PT quer pagar benefícios sociais somente para quem se vacinar
Gestão da pandemia e retomada econômica: os desafios de Bruno Covas em São Paulo
DEM e PSDB esboçam 3ª via contra Bolsonaro e a esquerda em 2022
Eduardo Paes vai assumir o Rio com menos dinheiro e mais problemas. Veja os desafios
Deixe sua opinião