i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Aplicativo e-Título

Eleitor com cadastro biométrico pode votar portando apenas título digital. Veja como funciona

  • PorGazeta do Povo
  • 12/11/2020 11:33
Interface do aplicativo e-Título.
Interface do aplicativo e-Título.| Foto: Lineu Filho /Tribuna do Paraná

As eleições de 2020 serão as primeiras em que o eleitor poderá votar portando, apenas, a via digital do título de eleitor. A novidade está disponível para os cidadãos que fizeram o cadastro biométrico na Justiça Eleitoral – em estados como Paraná, Bahia, Tocantins e Pará todos os eleitores já passaram pelo processo, segundo a Justiça Eleitoral.

Para aproveitar a facilidade, o primeiro passo é fazer o download do aplicativo e-Título, que está disponível para os sistemas Android, no Google Play, e iOS, na App Store.

Depois de instalar a ferramenta, o eleitor deverá informar seus dados na tela inicial do aplicativo. Para garantir a segurança do acesso, a Justiça Eleitoral faz, na sequência, uma série de perguntas de validação. A recomendação do TSE é para que os eleitores baixem o aplicativo com antecedência, para que se familiarizarem com a ferramenta.

A partir da validação das informações, o eleitor terá que cadastrar uma senha para poder acessar o título de eleitor digital. Com isso, devem aparecer o nome e a foto do eleitor; o número do título; a data de nascimento; a zona e a seção eleitoral; o município; o nome dos pais do cidadão; e um QRCode.

Para votar, basta apresentar esse documento digital. Mas atenção: se você não tiver a foto cadastrada no e-Título, precisará apresentar, além do documento digital, um outro documento com foto. Nesse caso, são válidos carteira de identidade, passaporte, carteira de categoria profissional reconhecida por lei, certificado de reservista, carteira de trabalho ou carteira nacional de habilitação.

Se o título digital tiver a foto do eleitor, por outro lado, não é necessária a apresentação de outros documentos. Por precaução, porém, o eleitor pode levar um documento físico com foto no dia da votação. Assim, caso o usuário tenha algum problema de conexão com o app no momento da votação, não terá perdido a viagem.

Local de votação, justificativa e emissão de documentos: mais funções do e-Título

Além de permitir a utilização do título digital, o aplicativo desenvolvido pela Justiça Eleitoral também tem ouotras funcionalidades. Com a ferramenta, o eleitor poderá consultar o endereço do seu local de votação.

Na aba "mais opções", além disso, o cidadão pode emitir documentos, como a certidão de quitação eleitoral e a certidão de nada consta criminal eleitoral. Outra opção permite que o eleitor justifique a ausência nas urnas pelo próprio aplicativo, sem ir até uma seção eleitoral nem apresentar documentos comprobatórios. Para ver os detalhes sobre como justificar o voto, clique aqui.

3 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 3 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • Z

    Zenão

    ± 0 minutos

    E-título; aplicativo não funciona. Precisa melhor muito, pra suportar a demanda de consultas, principalmente nos dias de eleição.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • E

      Eliseu Schmidt

      ± 1 horas

      No dia que mais precisa o e-título não funciona. TI do TSE ainda não conhece cloud computing.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • O

        Osmar Nascimento Costa

        ± 23 horas

        ENQUANTO NÃO TIVERMOS A PROVA/RECIBO DE VOTAÇÃO PODEREMOS TER FRAUDES E GRANDES!!!!!POR QUE AINDA NÃO FOI INSTALADO PELO MENOS IMPRESSORA ACOPLADA AS URNAS????????? OU VAMOS PARA O BOM E ANTIGO PAPEL QUE TEM COMO CHECAR A POSTERIORI????????

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        Fim dos comentários.