Paulo Dantas (MDB), atual governador de Alagoas, foi reeleito neste domingo (30) com 52,33% dos votos. Aliado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que venceu Jair Bolsonaro (PL) e também foi eleito, Dantas superou Rodrigo Cunha (União Brasil), que obteve 47,67%.
O atual governador conseguiu manter a liderança que já havia conquistado no primeiro turno. No dia 2 de outubro, Dantas fez 46,64% dos votos, contra 26,79% de Cunha. Na primeira etapa do pleito também concorreram Fernando Collor de Mello (PTB), apoiado por Bolsonaro, que obteve 14,71% dos votos; e Rui Palmeira (PSD), que marcou 10,38%.
A vitória ocorreu mesmo após Dantas ser afastado do governo por decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ). A determinação ocorreu no âmbito de uma investigação sobre um suposto esquema de "rachadinha" na Assembleia Legislativa de Alagoas, no período em que Dantas era deputado estadual.
A operação gerou uma troca pública de acusações entre Renan Calheiros (MDB), aliado de Lula e Dantas, e Arthur Lira (PP), que é próximo de Bolsonaro. De um lado, Calheiros afirmou que o governador estava sendo "vítima do uso político da Polícia Federal e do abuso de autoridade". De outro, Lira disse que há "fortes indícios de corrupção", e que Calheiros e seu grupo o acusam para "tentar encobrir suas safadezas".
No dia 24 de outubro, o Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou a medida e reconduziu o governador ao cargo.
Quem é Paulo Dantas
Formado em Administração, Paulo Dantas é produtor rural. Ele iniciou sua vida política em 2005, como prefeito do município de Batalha. Em 2018, foi eleito deputado estadual por Alagoas.
Dantas assumiu o governo estadual em 2022, em uma eleição indireta feita pela Assembleia Legislativa de Alagoas. A eleição teve de ser realizada depois que Renan Filho (MDB) renunciou ao mandato para concorrer ao Senado. O estado não tinha mais vice-governador porque Luciano Barbosa (MDB), que ocupava o cargo, foi eleito prefeito de Arapiraca em 2020.
O próximo na sucessão seria o presidente da Assembleia, Marcelo Victor (MDB), mas ele decidiu não assumir o cargo para concorrer à reeleição como deputado.
Renan Filho foi eleito senador no dia 2 de outubro, com 56,92% dos votos.
Veja neste link o plano de governo protocolado por Paulo Dantas na Justiça Eleitoral.
Dantas celebra vitória de Lula "barba, cabelo e bigode"
O governador reeleito declarou após a vitória durante coletiva que espera realizar mais investimentos no segundo mandato, com o apoio do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do senador Renan Filho (MDB).
"Considero uma vitória completa. Barba, cabelo e bigode, como falamos aqui, com a eleição do presidente Lula, do agora senador Renan Filho e de deputados como Alexandre Ayres e Rafael Brito. Acreditamos que será melhor porque agora temos dois senadores aliados e um presidente da República que estará conosco", afirmou.
Moraes retira sigilo de inquérito que indiciou Bolsonaro e mais 36
Juristas dizem ao STF que mudança no Marco Civil da Internet deveria partir do Congresso
Idade mínima para militares é insuficiente e benefício integral tem de acabar, diz CLP
Processo contra van Hattem é “perseguição política”, diz Procuradoria da Câmara
Deixe sua opinião