A TV Globo e afiliadas realizam o último debate com candidatos a governador deste segundo turno em 12 estados, nesta quinta-feira (27), um dia antes do encontro presidencial entre Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A transmissão começa às 22 horas.
As últimas regras e dinâmicas dos debates foram definidas ao longo desta semana entre representantes dos partidos e as direções das emissoras, com um formato uniforme de confrontos que dará mais autonomia para os próprios candidatos administrarem seus tempos de perguntas e respostas.
Veja abaixo, por ordem alfabética, quais são os estados e candidatos a governador que foram para o segundo turno:
Alagoas
Paulo Dantas (MDB) x Rodrigo Cunha (União Brasil).
Amazonas
Eduardo Braga (MDB) x Wilson Lima (União Brasil).
Bahia
ACM Neto (União Brasil) x Jerônimo Rodrigues (PT).
Espírito Santo
Carlos Manato (PL) x Renato Casagrande (PSB).
Mato Grosso do Sul
Capitão Contar (PRTB) x Eduardo Riedel (PSDB).
Paraíba
João Azevedo (PSB) x Pedro Cunha Lima (PSDB).
Pernambuco
Marília Arraes (Solidariedade) x Raquel Lyra (PSDB).
Rio Grande do Sul
Eduardo Leite (PSDB) x Onyx Lorenzoni (PL).
Rondônia
Coronel Marcos Rocha (União Brasil) x Marcos Rogério (PL).
Santa Catarina
Décio Lima (PT) x Jorginho Mello (PL).
São Paulo
Fernando Haddad (PT) x Tarcísio de Freitas (Republicanos).
Sergipe
Fábio Mitidieri (PSD) x Rogério Carvalho (PT).
Quais são as regras dos debates da Globo nos estados
O debate terá quatro blocos, sendo dois com temas livres e outros dois com temas determinados. A duração do programa será de aproximadamente duas horas, entre apresentações dos candidatos, explicações das regras pelos mediadores, confrontos e intervalos comerciais.
Primeiro bloco – 30 minutos de debate com tema livre. Cada candidato terá que administrar o tempo de 15 minutos para perguntas, respostas, réplicas e tréplicas.
Segundo bloco – 20 minutos de debate com temas determinados, sendo dividido em duas rodadas de 10 minutos. Cada candidato terá direito a escolher um tema que foi definido pelos departamentos de jornalismo da TV Globo e afiliadas. Neste bloco, os candidatos terão 5 minutos de fala para cada uma das rodadas.
Terceiro bloco – mais 30 minutos de debate com tema livre. Assim como no primeiro bloco, os candidatos terão que administrar o tempo de 15 minutos para perguntas e respostas.
Quarto bloco – mais duas rodadas de 10 minutos com temas definidos, sendo que os candidatos terão 5 minutos de tempo de fala em cada rodada. Neste bloco, os candidatos também terão direito a 1 minuto e 30 segundos cada para considerações finais.
A ordem de quem começará questionando e quem começará respondendo em cada bloco foi definida em sorteio e será divulgada a cada bloco do debate.
Direito de resposta – o candidato que sofrer uma ofensa pessoal do adversário pode pedir direito de resposta. A solicitação deve ser feita em silêncio, com o presidenciável levantando a mão para o mediador. A produção do debate irá analisar o pedido e, caso seja concedido, o candidato terá um minuto para responder às ofensas.
Eventual ausência – em caso de não comparecimento de um dos candidatos, será realizada uma entrevista de 30 minutos com aquele que decidir participar. Segundo a TV Globo e afiliadas, os temas das perguntas serão os mesmos que seriam usados nos blocos de tema determinado e aparecerão no telão.
Conanda prepara norma que incentiva aborto em crianças vítimas de estupro
Quem pagará a aposentadoria dos superidosos brasileiros?
Sleeping Giants e instituto de Felipe Neto são beneficiados por dinheiro do governo americano
Defesa de Monark vai usar relatório da PF para pedir arquivamento de ação sobre 8/1
De político estudantil a prefeito: Sebastião Melo é pré-candidato à reeleição em Porto Alegre
De passagem por SC, Bolsonaro dá “bênção” a pré-candidatos e se encontra com evangélicos
Pesquisa aponta que 47% dos eleitores preferem candidato que não seja apoiado por Lula ou Bolsonaro
Confira as principais datas das eleições 2024
Deixe sua opinião