Levantamento do Ipec para a corrida presidencial com os eleitores do Paraná, divulgado nesta terça-feira (23) mostrou o presidente Jair Bolsonaro (PL) com 41% das intenções de voto na sondagem estimulada. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece em seguida com 35%. Como a margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, os dois candidatos estão empatados tecnicamente.
Na sequência aparecem o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) com 7% e a senadora Simone Tebet (MDB) com 2%. Votos brancos e nulos somaram 6%, enquanto eleitores indecisos ou que não responderam o questionamento marcaram 7%.
Intenção de voto para presidente da República no Paraná
Primeiro turno: estimulada (quando uma lista de candidatos é apresentada ao entrevistado)
- Jair Bolsonaro (PL) - 41%
- Luiz Inácio Lula da Silva (PT) - 35%
- Ciro Gomes (PDT) - 7%
- Simone Tebet (MDB) - 2%
- Pablo Marçal (Pros) - 1%
- Sofia Manzano (PCB) - 1%
- Vera Lúcia (PSTU) - 0%
- Luiz Felipe D'Avila (Novo) - 0%
- Eymael (DC) - 0%
- Leonardo Péricles (UP) - 0%
- Soraya Thronicke (União Brasil) - 0%
- Roberto Jefferson (PTB) - 0%
- Nulo/branco/nenhum - 6%
- Não sabe/não respondeu - 7%
Primeiro turno: espontânea (quando uma lista de candidatos não é apresentada ao entrevistado)
- Jair Bolsonaro (PL) - 38%
- Luiz Inácio Lula da Silva (PT) - 32%
- Ciro Gomes (PDT) - 2%
- Simone Tebet (MDB) - 1%
- Outros - 1%
- Nulo/branco/nenhum - 7%
- Não sabe/prefere não opinar - 19%
Metodologia da pesquisa
A pesquisa eleitoral encomendada pela RPC TV para o Ipec entrevistou 1,2 mil pessoas, entre os dias 16 e 22 de agosto, em 57 municípios paranaenses. A margem de erro do levantamento é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR‐05619/2022; e no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número PR‐07859/2022.
Por que a Gazeta publica as pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. Você pode conferir os levantamentos mais recentes neste link, além de reportagens sobre o tema.
As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Feitos esses apontamentos, a Gazeta considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
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