Pesquisa eleitoral divulgada pelo Paraná Pesquisas nesta terça-feira (6), apontou o ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil) à frente do levantamento, com 52,9% das intenções de voto.
Na sequência aparecem o professor Jerônimo Rodrigues (PT), com 20,5% das intenções de voto, e o deputado federal João Roma (PL), com 11,6%. Votos brancos e nulos somaram 6,9%, enquanto indecisos corresponderam a 5,8% dos entrevistados.
A pesquisa da ainda simulou a disputa por uma vaga da Bahia no Senado Federal. O senador Otto Alencar (PSD) lidera o levantamento com 31,8% das intenções de voto, seguido pelo deputado federal Cacá Leão (PP) com 17,1% e pela médica Raíssa Soares (PL) com 14,7%.
Intenção de voto para o governo da Bahia
Primeiro turno: estimulada (quando uma lista de candidatos é apresentada ao entrevistado)
- ACM Neto (União Brasil) - 52,9%
- Jerônimo Rodrigues (PT) - 20,5%
- João Roma (PL) - 11,6%
- Marcelo Millet (PCO) - 1%
- Kleber Rosa (Psol) - 0,8%
- Giovani Damico (PCB) - 0,6%
- Brancos e nulos - 6,9%
- Não sabem ou não responderam - 5,8%
Intenção de voto para o Senado na Bahia
Estimulada
- Otto Alencar (PSD) - 31,8%
- Cacá Leão (Progressistas) - 17,1%
- Raíssa Azevedo (PL) - 14,7%
- Tâmara Azevedo (Psol) - 3,4%
- Cícero Ribeiro de Araújo (PCO) - 1,7%
- Marcelo Barreto Luz para Todos (PMN) - 1,7%
- Brancos e nulos - 18,2%
- Não sabem ou não responderam - 11,4%
Metodologia da pesquisa do Paraná Pesquisas
A pesquisa eleitoral do Paraná Pesquisas entrevistou 1.540 pessoas presencialmente, entre os dias 01 e 06 de setembro. A margem de erro do levantamento é de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%, sob o registro na Justiça Eleitoral com o número BA-09401/2022.
Por que a Gazeta publica as pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. Você pode conferir os levantamentos mais recentes neste link, além de reportagens sobre o tema.
As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Feitos esses apontamentos, a Gazeta considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
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