Levantamento do Ipespe para o governo de São Paulo divulgado nesta sexta (30) mostra Fernando Haddad (PT) em primeiro lugar com 34% das intenções de voto. Na sequência aparece Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos) com 24%, e Rodrigo Garcia (PSDB), com 22% – os dois estão empatados tecnicamente.
Votos brancos e nulos somam 10%, enquanto eleitores indecisos ou que não responderam ao levantamento marcam 8%. Na simulação de segundo turno, o candidato petista também aparece à frente dos dois candidatos.
A margem de erro do levantamento é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos. Veja os números completos da pesquisa abaixo para governador em São Paulo.
Pesquisa estimulada para governador em 1º turno
- Fernando Haddad (PT) – 34%
- Tarcísio de Freitas (Republicanos) – 24%
- Rodrigo Garcia (PSDB) – 22%
- Vinicius Poit (Novo) – 2%
- Elvis Cezar (PDT) – 1%
- Gabriel Colombo (PCB) – 0%
- Antônio Jorge (DC) - 0%
- Carol Vigliar (UP) - 0%
- Altino Júnior (PSTU) – 0%
- Edson Dorta (PCO) - 0%
- Branco/Nulo – 10%
- Não sabe/não respondeu – 8%
Simulação de segundo turno
Cenário 1 - Haddad x Freitas
- Fernando Haddad (PT) – 45%
- Tarcísio de Freitas (Republicanos) – 39%
Cenário 2 - Haddad x Garcia
- Fernando Haddad (PT) – 43%
- Rodrigo Garcia (PSDB) – 40%
Cenário 2 - Freitas x Garcia
- Tarcísio de Freitas (Republicanos) – 36%
- Rodrigo Garcia (PSDB) – 34%
Metodologia da pesquisa
A pesquisa eleitoral do Ipespe, encomendada pela TV Cultura, entrevistou 1.000 eleitores em São Paulo entre os dias 28 e 29 de setembro. A margem de erro do levantamento é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo SP-00420/2022.
Por que a Gazeta publica pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. Você pode conferir os levantamentos mais recentes neste link.
As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Feitos esses apontamentos, a Gazeta considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
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