Levantamento da Quaest para o governo de São Paulo divulgado neste sábado (1) mostra Fernando Haddad (PT) em primeiro lugar, com 36% dos votos válidos (sem brancos e nulos). Na sequência, Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos) tem 34%, e Rodrigo Garcia (PSDB), 24%.
Pela margem de erro de dois pontos percentuais, Haddad e Tarcísio estão tecnicamente empatados.
O instituto também mensurou as intenções de voto para a única vaga em disputa ao Senado Federal em São Paulo. Segundo a pesquisa, Márcio França (PSB) e Marcos Pontes (PL) estão empatados com 39% cada.
Veja abaixo os números completos da pesquisa para governador e senador em São Paulo.
Pesquisa estimulada para governador em 1º turno
Votos válidos
- Fernando Haddad (PT) – 36%
- Tarcísio de Freitas (Republicanos) – 34%
- Rodrigo Garcia (PSDB) – 24%
- Vinicius Poit (Novo) – 2%
- Gabriel Colombo (PCB) – 1%
- Elvis Cezar (PDT) – 1%
- Carol Vigliar (UP) - 1%
- Antônio Jorge (DC) - não pontuou
- Altino Júnior (PSTU) – não pontuou
- Edson Dorta (PCO) - não pontuou
Pesquisa estimulada para senador
- Márcio França (PSB) - 39%
- Marcos Pontes (PL) - 39%
- Edson Aparecido (MDB) - 6%
- Janaína Paschoal (PRTB) - 5%
- Aldo Rebelo (PDT) - 3%
- Ricardo Mellão (Novo) - 2%
- Antonio Carlos Silva (PCO) - 2%
- Vivian Mendes (UP) - 2%
- Tito Bellini (PCB) - 1%
- Dr. Azkoul (DC) - 1%
- Mancha Coletivo Socialista (PSTU) - não pontuou
Metodologia da pesquisa
A pesquisa eleitoral da Quaest, encomendada pelo Banco Genial, entrevistou 2.000 eleitores em São Paulo entre os dias 30 de setembro e 1º de outubro. A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob os protocolos SP-02154/2022 e BR-00312/2022.
Por que a Gazeta publica pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. Você pode conferir os levantamentos mais recentes neste link.
As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Feitos esses apontamentos, a Gazeta considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
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