Pesquisa eleitoral divulgada pela TV Record/Real Time Big Data nesta quinta-feira (25), apontou que o candidato à reeleição ao Governo de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), lidera o levantamento com 45% das intenções de voto.
Na sequência aparece o ex-prefeito de Aparecida de Goiânia Gustavo Mendanha (Patriota) com 21% e o deputado federal Major Vitor Hugo (PL) com 10%.
A pesquisa ainda sondou a preferência dos eleitores goianos para a única vaga ao Senado em disputa no estado. O ex-governador Marconi Perillo (PSDB) aparece à frente com 27% das intenções de voto, seguido pelo deputado federal Delegado Waldir (União Brasil) com 15%.
A margem de erro do levantamento é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.
Intenção de voto para o governo de Goiás
Primeiro turno: estimulada (quando uma lista de candidatos é apresentada ao entrevistado)
- Ronaldo Caiado (União Brasil) - 45%
- Gustavo Mendanha (Patriota) - 21%
- Major Vitor Hugo (PL) - 10%
- Wolmir Amado (PT) - 5%
- Cintia Dias (Psol) - 2%
- Edigar Diniz (Novo) - 1%
- Professora Helga Martins (PCB) - 0%
- Vinícius Paixão (PCB) - 0%
- Professor Pantaleão (UP) - 0%
- Brancos/nulos - 7%
- Não sabe/não respondeu - 9%
Intenção de voto para o Senado em Goiás
Estimulada
- Marconi Perillo (PSDB) - 27%
- Delegado Waldir (União Brasil) - 15%
- João Campos (Republicanos) - 8%
- Alexandre Baldy (PP) - 7%
- Wilder Morais (PL) - 7%
- Vilmar Rocha (PSD) - 6%
- Manu Jacob (Psol) - 2%
- Denise Carvalho (PCdoB) - 2%
- Antônio Paixão (PCO) - 0%
- Brancos/nulos - 13%
- Não sabe/não respondeu: 12%
Metodologia da pesquisa RealTime Big Data
A pesquisa eleitoral encomendada pela TV Record para a Real Time Big Data entrevistou 1,5 mil pessoas por telefone entre os dias 23 e 24 de julho. A margem de erro do levantamento é de três pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%, sob o registro na Justiça Eleitoral com o número GO-08106/2022.
Por que a Gazeta publica as pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. Você pode conferir os levantamentos mais recentes neste link, além de reportagens sobre o tema.
As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Feitos esses apontamentos, a Gazeta considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
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