O uso do transporte coletivo em Curitiba será gratuito neste domingo (2). A decisão da prefeitura da capital tem o objetivo de garantir o acesso dos curitibanos aos locais de votação durante o primeiro turno de eleições majoritárias e valerá para o dia todo, não somente para o período de votação. No entanto, a tarifa para o transporte coletivo da Região Metropolitana de Curitiba continuará sendo cobrada.
Acompanhe a cobertura completa das Eleições 2022 no Paraná
De acordo com a Urbanização de Curitiba (Urbs), que gerencia o transporte coletivo na capital, a gratuidade está prevista no decreto 1430/2022 e vale para as 254 linhas de ônibus que operam na capital, com custo de R$ 1,8 mi aos cofres públicos. A única exceção será a Linha Turismo, que percorrerá os pontos turísticos normalmente no domingo de eleição com pagamento de tarifa de R$ 50.
Ainda segundo a Urbs, o transporte coletivo durante as eleições terá operação compatível com a de sábado (1), garantindo reforço no número de veículos em circulação e funcionando de acordo com a tabela de horários do dia anterior. A votação ocorre das 8h às 17h.
Gratuidade em outras cidades
Outras cidades do país como Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), Maceió (AL), São Luís (MA), Juiz de Fora (MG), Campo Grande (MS) e Manaus (MA) também oferecerão o serviço gratuito neste domingo. No entanto, a decisão é de cada município, já que não há obrigatoriedade do passe livre.
O que existe, até o momento, é uma determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) para que os municípios mantenham o serviço de transporte público em níveis normais, sem redução durante as eleições.
Juristas dizem ao STF que mudança no Marco Civil da Internet deveria partir do Congresso
Idade mínima para militares é insuficiente e benefício integral tem de acabar, diz CLP
“Vamos falar quando tudo acabar” diz Tomás Paiva sobre operação “Contragolpe”
Boicote do Carrefour gera reação do Congresso e frustra expectativas para acordo Mercosul-UE
Deixe sua opinião