• Carregando...
O PSTU apresenta um programa de governo ”revolucionário e socialista para o Paraná”.
O PSTU apresenta um programa de governo ”revolucionário e socialista para o Paraná”.| Foto: Reprodução/Gazeta do Povo

Com o intuito de apresentar um programa de governo "revolucionário e socialista para o Paraná", o Professor Ivan (PSTU) é candidato ao cargo de governador do estado e afirma que os trabalhadores e o povo pobre devem governar. Para isso, ele prega o fim do capitalismo e a instalação de conselhos populares.

Leia mais sobre as Eleições 2022 no Paraná

O partido defende também a revogação de todas as reformas que tiraram direitos do trabalhador — sem detalhar quais seriam —, quer um governo sem corrupção, a expropriação dos latifúndios em favor da população sem-terra e defende o fim da Polícia Militar. Além disso, luta pela descriminalização das drogas, legalização do aborto e pelos direitos das comunidades LGBTIs, inclusive com uma educação pública que respeite a identidade de gênero e a diversidade de orientação sexual.

"Dedico minha vida para construir um partido com um programa socialista e revolucionário, como alternativa para os trabalhadores e o povo pobre, sem fazer alianças com os ricos"

Ivan Bernardo (PSTU), candidato ao governo do Paraná

Segundo o Professor Ivan, o partido tem a intenção de tirar do poder governantes como o presidente Jair Bolsonaro (PL) e o governador do Paraná Carlos Massa Ratinho Junior (PSD). No entanto, não apoia a chapa nacional Lula-Alckmin (PT) por afirmar que “eles abandonaram seus próprios princípios para chegarem ao poder”.

Entre as propostas do partido estão a luta pelo fim do capitalismo, o incentivo à saúde, educação e a instalação de conselhos populares. Imagem: Reprodução/Gazeta do Povo
Entre as propostas do partido estão a luta pelo fim do capitalismo, o incentivo à saúde, educação e a instalação de conselhos populares. Imagem: Reprodução/Gazeta do Povo

Segue o resumo dos principais tópicos do Plano de Governo lançado pelo candidato do PSTU no Paraná e registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE):

Plano de Governo do Professor Ivan (PSTU)

Governo socialista

Segundo o partido, é preciso dar voz aos trabalhadores por meio de conselhos populares para participar das decisões do governo e discutir os problemas do estado. Também é preciso organizar a produção para atender às necessidades do povo e taxar grandes fortunas dos bilionários para que a maioria da população tenha acesso à saúde, educação, emprego, segurança, transporte e moradia.

Fim do pagamento da dívida pública

A sigla também defende taxar as grandes fortunas dos bilionários do Paraná e parar de pagar a dívida pública por meio do fim da Lei de Responsabilidade Fiscal a fim de duplicar o investimento em saúde e educação.

Acabar com as privatizações

O fim das isenções para grandes empresas multinacionais e a estatização delas sob o controle dos trabalhadores também é uma proposta do partido. Para isso, defende controle estatal sobre o sistema financeiro e sobre empresas como Copel Telecom, Copel, Sanepar, portos, ferrovias e pedágios.

Garantia de direitos ao trabalhador

Além de revogar reformas que retiraram direitos — sem detalhar quais seriam —, o professor Ivan explica que é preciso reduzir a jornada de trabalho semanal para 30 horas, sem reduzir o salário, para abrir mais postos de trabalho às custas do lucro das empresas. Além disso, pretende dobrar o valor do salário mínimo e congelar todos os preços de produtos. “Se aumentar os preços, tem que aumentar os salários”, afirma o candidato.

Desapropriação de imóveis e terrenos vazios

Espaços que hoje servem à especulação de grandes construtoras e bancos devem ser destinados à moradia popular, informa o PSTU. Além disso, áreas ocupadas pelo povo pobre devem ser regularizadas, suspendendo os despejos.

Expropriação de latifúndios

O partido também defende a partilha de parte das grandes propriedades para que trabalhadores sem-terra produzam de acordo com as necessidades do povo e em harmonia com o meio ambiente por meio de crédito barato e apoio técnico.

Fim da Polícia Militar

A desmilitarização da PM e seus direitos democráticos, inclusive a sindicalização, também é uma das pautas defendidas pelo partido. Em lugar da Polícia Militar, seria criada uma polícia civil única com eleição de comandantes e participação das comunidades.

Descriminalização das drogas

Segundo o PSTU, essa é uma das principais justificativas atuais para a guerra contra negros e pobres.

Legalização do aborto e políticas favoráveis à mulher

Além da aprovação do aborto, o partido defende o fim do machismo e de qualquer exploração ou opressão à população feminina, e prevê construção de mais casas de abrigo e de delegacias da mulher com funcionamento 24 horas.

Direitos das comunidades LGBTIs

O PSTU quer o fim do preconceito contra lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros. Também é contra o projeto Escola Sem Partido e luta por uma educação pública que respeite a identidade de gênero e a diversidade de orientação sexual.

A íntegra das propostas do candidato ao governo do Paraná pelo PSTU está disponível no site do TSE.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]