Com o objetivo de unir os trabalhadores na luta contra a burguesia, o funileiro Adriano Teixeira é o candidato do Partido da Causa Operária (PCO) ao governo do Paraná. Ele tem 35 anos, é formado em História e já concorreu ao cargo de vereador pela cidade de Paranavaí, Noroeste do estado, em 2020. Não foi eleito.
Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp
Natural do município de Nova Olímpia, no Norte do estado, o candidato sempre gostou de política, mas começou a militância apenas durante o curso de História na Universidade Estadual do Paraná (Unespar), em Paranavaí. Lá, participou do movimento estudantil dentro da instituição, se aproximou dos partidos de esquerda e decidiu se filiar após o Impeachment de Dilma Rousseff, em 2016.
Saiba tudo sobre as Eleições 2022 no Paraná
Atualmente, Adriano Teixeira trabalha com funilaria e pintura de automóveis, integra a coordenação do Coletivo de Negros João Candido do PCO e também participa do Comitê Regional do partido. Ele chegou a atuar como professor de História no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) após a graduação, mas não seguiu carreira como educador.
Entre suas principais propostas para o governo do Paraná estão a redução da jornada de trabalho para 35 horas semanais, readmissão de todos que perderam emprego durante a pandemia de Covid-19 e a proibição dos despejos e cortes de serviços essenciais como água e luz para indivíduos desempregados. Ele também quer o fim dos vestibulares, o cancelamento de todas as privatizações já realizadas no país e o fim do Supremo Tribunal Federal (STF).
Segundo Adriano Teixeira, em resposta à Gazeta do Povo, essa pauta está entre as mais urgentes, pois o “STF é uma instituição antidemocrática, que não é eleita pelo povo”. Na visão dele, os ministros têm tomado decisões “ditatoriais”, como ordenar o fechamento da imprensa do PCO nas redes sociais e atuar na prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Por isso, ele incentiva a realização de debates a respeito da atuação do Supremo e espera contribuir para essa manifestação popular, se eleito governador.
Adriano Teixeira foi escolhido como representante do PCO na disputa pelo Palácio Iguaçu durante convenção do partido em 31 de julho e registrou sua candidatura no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) dentro do prazo estabelecido pela Justiça Eleitoral. Agora, aguarda julgamento do pedido até 12 de setembro, data final para deferimento das candidaturas pelo TSE.
Perfil do candidato
- Nome: Adriano Teixeira
- Número de urna: 29
- Vice: Cristiano Kusbick Poll
- Partido: PCO
- Idade: 35
- Data de Nascimento: 03/06/1987
- Ocupação: Funileiro
- Grau de instrução: Ensino Superior
- Estado Civil: Solteiro
- Município de Nascimento: Nova Olímpia/PR
STF inicia julgamento que pode ser golpe final contra liberdade de expressão nas redes
Plano pós-golpe previa Bolsonaro, Heleno e Braga Netto no comando, aponta PF
O Marco Civil da Internet e o ativismo judicial do STF contra a liberdade de expressão
Putin repete estratégia de Stalin para enviar tropas norte-coreanas “disfarçadas” para a guerra da Ucrânia
Deixe sua opinião