Phillip de Lima Natal tem 36 anos, nasceu no dia 22 de fevereiro de 1986, no município de Pirajuí, no estado de São Paulo. Aos 19 anos, deixou a família e mudou-se para Maringá, no Noroeste do Paraná, onde mora atualmente. Phill Natal é candidato a vice-governador pelo Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) na chapa que tem o Professor Ivan como candidato a governador.
Receba as principais notícias do Paraná no WhatsApp
Depois de concluir o Ensino Fundamental e Médio em Pirajuí, Natal iniciou uma saga de vestibulares, entre os quais o da Universidade Estadual de Londrina (UEL), no qual chegou a ficar na lista de espera, mas não passou. As reprovações deram a ele mais ânimo para focar no estudos. Com 17 anos, mudou para a cidade de Bauru, também no interior paulista, com o objetivo de fazer cursinhos preparatórios para o vestibular. Em 2005, ele passou no curso de Ciências Biológicas na Universidade Estadual de Maringá (UEM).
Fique por dentro das eleições 2022no Paraná
O candidato a vice-governador do Paraná pelo PSTU lembra um pouco da história de sua terra natal. Do auge, promovido pelo sucesso do café, ao declínio demográfico após a queda da Bolsa de Valores de Nova Iorque (1929). “Depois da queda da bolsa, o café perdeu um pouco do protagonismo e a cidade viu sua população diminuir”, conta. “Ainda hoje [Pirajuí] é uma cidade muito tranquila e lá eu tive uma infância bem pacata”, diz.
Mudança para o Paraná
Foi no último ano do Ensino Médio, após um comentário do professor da disciplina de Biologia, que Natal começou a ver a possibilidade de mudar para o Paraná. “Ele comentou que a UEM era uma universidade que estava crescendo bastante no Brasil e na América Latina, falou que conhecia a cidade, que era um bom local para viver, e eu acabei mudando para cá para estudar ciências biológicas”, lembra.
Depois de concluir o curso, Natal começou a trabalhar no setor administrativo, por meio de contratação temporária, em escolas de Sarandi, também no Noroeste paranaense.
Em 2015, Natal fez o curso de Comunicação e Multimeios na UEM. Foi durante a formação que ele se interessou por telejornalismo e começou a atuar como cinegrafista na televisão da universidade. A formação aliada à experiência rendeu a ele o registro profissional de jornalismo.
Início de Phill Natal na política
Foi no movimento estudantil na UEM que Natal começou a militância política. O primeiro contato com o PSTU foi por meio do agrupamento político chamado “Construção ao Socialismo” que, no final 2007, se fundiu ao partido socialista. “Foi aí que minha militância partidária teve início. Foi quando comecei a perceber que o capitalismo não era o fim da história e que a história é moldada por nós mesmos com nossas relações sociais e que essas relações podem moldar um novo futuro”, relata.
Um espaço para dialogar com os trabalhadores
“Nós entramos nesta disputa eleitoral para apresentar um programa que se diferencie dos que estão sendo apresentados, porque para nós é necessário defender um programa com independência de classes, não se aliar com os representantes da burguesia, e utilizar esse espaço eleitoral para apresentar o nosso programa e tentar discutir pacientemente com os trabalhadores que Ratinho Junior não é a saída, que Requião não é a saída por causa dos projetos que representam”.
O candidato explicou ainda que o objetivo do partido nesta eleição é dialogar e buscar soluções para as demandas das classes trabalhadoras. “O nosso principal objetivo nesse momento é discutir pacientemente com o conjunto da classe trabalhadora que esse não é o fim da história e que é possível mudar a partir da sua auto-organização e a partir do momento em que o trabalhador tomar para si o poder”.
Natal trabalha com criação de conteúdo e assessoria de comunicação em Maringá, onde divide o apartamento com a companheira, Giovana, e quatro gatos.
Perfil do candidato
- Nome: Phill Natal
- Partido: PSTU
- Número de urna: 16
- Idade: 36 anos
- Data de nascimento: 22/2/1986
- Ocupação: Jornalista/Redator
- Grau de Instrução: Superior completo
- Estado Civil: Solteiro
- Município de nascimento: Pirajuí-SP
Bolsonaro “planejou, dirigiu e executou” atos para consumar golpe de Estado, diz PF
PF acusa Braga Netto de pressionar comandantes sobre suposta tentativa de golpe
Governadores do Sul e Sudeste apostam contra PEC de Lula para segurança ao formalizar Cosud
Congresso segue com o poder nas emendas parlamentares; ouça o podcast
Deixe sua opinião