Levantando a bandeira contra o capitalismo e a favor de um governo dirigido pelos pobres, o Professor Ivan Bernardo representa o Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) na disputa pelo Palácio Iguaçu. Ele já concorreu ao mesmo cargo em 2018. O candidato também tentou ser vereador e prefeito de Paranavaí, deputado estadual, vice-governador e senador, mas não venceu em nenhum dos pleitos.
Receba notícias diárias do Paraná pelo WhatsApp
Professor Ivan tem 53 anos, nasceu em Paranavaí, no Noroeste do Paraná, e é professor de Geografia na rede estadual de ensino. Antes da docência, trabalhou como comerciante, policial militar e também nos Correios. Sempre teve o desejo de se dedicar à política, então iniciou a militância em 1989 no Partido dos Trabalhadores (PT), onde permaneceu por dez anos.
Saiba tudo sobre as eleições 2022 no Paraná.
“Só que me decepcionei com o PT e com o próprio Lula, pois começaram a fazer o oposto do que falavam, se aliando a grandes empresários e banqueiros”, afirmou o Professor Ivan, em entrevista à Gazeta do Povo. “Eles abandonaram seus próprios princípios para chegarem ao poder”, completou.
Diante disso, o educador decidiu ingressar no PSTU, onde viu a possibilidade real de luta e de organização da classe trabalhadora por meio de um programa socialista e revolucionário baseado no poder dos pobres e da juventude. “Minha maior conquista em todos esses anos de militância foi essa minha coerência política, pois sempre estive do lado do trabalhador”.
Atualmente, Professor Ivan é vice-presidente estadual do PSTU, participa ativamente de mobilizações, greves e atividades realizadas a favor de movimentos sociais e da educação.
Entre as principais pautas do programa de governo dele estão melhorias no ensino público, valorização dos professores e o restabelecimento dos direitos dos trabalhadores. Segundo Professor Ivan, é preciso reduzir a jornada semanal dos funcionários para 30 horas, dobrar o valor do salário mínimo e congelar todos os preços de produtos.
“Se aumentar os preços, tem que aumentar os salários”, defende o candidato, que também propõe a extinção da Polícia Militar, a descriminalização das drogas, a legalização do aborto e o fim da LGBTfobia.
Professor Ivan teve a candidatura ao cargo de governador confirmada durante convenção partidária dia 30 de julho, em Curitiba, e já solicitou registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), aguardando julgamento do pedido, o que deve acontecer até 12 de setembro.
Perfil do candidato
- Nome: Ivan Ramos Bernardo
- Número de urna: 16
- Vice: Phill Natal
- Partido: PSTU
- Idade: 52
- Data de nascimento: 26/08/1969
- Ocupação: Professor
- Grau de Instrução: Superior
- Estado Civil: Casado
- Município de nascimento: Paranavaí-PR
Bolsonaro “planejou, dirigiu e executou” atos para consumar golpe de Estado, diz PF
PF acusa Braga Netto de pressionar comandantes sobre suposta tentativa de golpe
Governadores do Sul e Sudeste apostam contra PEC de Lula para segurança ao formalizar Cosud
Congresso segue com o poder nas emendas parlamentares; ouça o podcast
Deixe sua opinião