Depois de vencer em 259 municípios do Paraná e conquistar 55% dos votos válidos no estado durante o primeiro turno das eleições, o presidente Jair Bolsonaro (PL) conseguiu a maioria dos votos em outras 27 cidades neste segundo turno, totalizando 286 municípios favoráveis à sua reeleição e 530,7 mil votos a mais. Já o candidato eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) — que havia vencido em 140 cidades dia 2 de outubro — teve a preferência desta vez em 113 municípios. Assim, o porcentual de ambos no Paraná terminou em 71% das cidades favoráveis a Bolsonaro e 28% a Lula.
Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp
Os números totais no estado vão na contramão do que ocorreu no Brasil. Considerando os dados nacionais, Lula venceu em mais cidades do que o concorrente no segundo turno: o placar terminou em 3.123 a 2.445 - ou 56% a 44% - em favor do petista. Porém, assim como no Paraná, o segundo turno viu uma grande reação de Bolsonaro . Em relação ao primeiro turno, Lula perdeu a liderança nas urnas de 253 localidades país afora; o atual presidente virou o jogo em 254. Houve empate em duas cidades: na paulista Guará (5.529 votos cada) e na catarinense Irati (846 votos).
De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as localidades que escolheram Lula têm, no máximo, 32 mil habitantes e estão, em sua maioria, nas regiões Centro-Sul, Vale do Ribeira e Sudoeste. Grande parte delas possui presença marcante da agricultura familiar, do associativismo e de assentamentos rurais organizados pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST).
Ainda segundo o TSE, o melhor resultado de Lula foi na cidade de Pinhal de São Bento, Sudoeste do estado, onde quase 72% dos 2,2 mil eleitores da cidade o escolheram — 1,6% a mais que no turno anterior. Esse percentual também se repetiu na contagem geral de votos válidos no estado, onde Lula conquistou 143.113 novos eleitores paranaenses, representando 1,6% de crescimento em relação ao resultado obtido no primeiro turno das eleições.
O crescimento do presidente Jair Bolsonaro, no entanto, foi maior que 7% com apoio de 530.731 novos eleitores do Paraná. O presidente venceu em 7 a cada 10 cidades do estado, com votações expressivas que chegaram a 85,72% dos votos válidos. Esse resultado foi registrado na cidade de Nova Santa Rosa, no Oeste paranaense, e foi seguido pela votação expressiva no município vizinho, Quatro Pontes, que indicou 85,22% dos votos ao atual presidente.
Bolsonaro ainda conseguiu superar a marca de 75% nas cidades paranaenses de Mercedes (82,3%), Maripá (81,3%), Pato Bragado (77,6%), Matelândia (77,5%), Arapongas (76%), Marechal Cândido Rondon (75,3%) e Céu Azul (75,3%).
Ainda de acordo com dados do TSE, o percentual de votos de Bolsonaro ultrapassou 60% em mais de 160 dos 399 municípios do estado. No primeiro turno, foram cerca de 50 cidades com esse resultado.
Desempenho nas maiores cidades do Paraná
Em Curitiba — maior cidade do estado, com 1,9 milhão de habitantes —, Bolsonaro recebeu 64,7% dos votos, crescimento de quase 10% em relação ao primeiro turno. Ele também venceu nas grandes cidades paranaenses do interior, conquistando votações expressivas em Londrina (72,8% dos votos), Maringá (67,7%), Ponta Grossa (65%), Cascavel (67%), São José dos Pinhais (66%) e Foz do Iguaçu (66%).
Bolsonaro “planejou, dirigiu e executou” atos para consumar golpe de Estado, diz PF
Governadores do Sul e Sudeste apostam contra PEC de Lula para segurança ao formalizar Cosud
Congresso segue com o poder nas emendas parlamentares; ouça o podcast
Juristas dizem ao STF que mudança no Marco Civil da Internet deveria partir do Congresso
Deixe sua opinião