Atual prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD) é pré-candidato à reeleição no pleito de outubro de 2024. Ele assumiu a capital mineira em março de 2022, quando o então prefeito Alexandre Kalil (PSD) deixou o cargo para concorrer ao governo de Minas Gerais.
No último dia 4, Noman fez um pronunciamento para comunicar o início do tratamento contra um câncer após passar por um procedimento cirúrgico, mas confirmou que seguirá na gestão de Belo Horizonte e com a pré-campanha pela reeleição.
O evento para anunciar a pré-candidatura de Fuad, realizado em fevereiro deste ano, teve a presença do presidente nacional do partido, Gilberto Kassab, e de lideranças nacionais, como o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. “Nesta pré-campanha, compromisso que assumimos hoje, quero construir com meus parceiros de partido um programa de governo que faça com que Belo Horizonte avance ainda mais”, disse Noman na ocasião.
O perfil discreto contrasta com a habilidade política, desenvolvida por Noman durante os anos de funcionalismo público com passagens por governos municipal, estadual e federal. Formado Ciências Econômicas pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília (Ceub), com pós-graduação no Programação Econômica e Execução Orçamentária e doutor honoris causa pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Fuad Noman foi funcionário de carreira do Banco Central do Brasil.
Trabalhou, ainda, no Tesouro Nacional, foi secretário-executivo da Casa Civil da Presidência da República, diretor do Banco do Brasil e presidente da BrasilPrev. Além disso, atuou como consultor do Fundo Monetário Internacional para o governo de Cabo Verde.
No governo de Minas Gerais, Fuad Noman foi secretário da Fazenda, de Transporte e Obras Públicas e da Copa do Mundo, além de presidente da Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig) e secretário extraordinário para a Coordenação de Investimentos.
Na prefeitura de Belo Horizonte, foi nomeado por Alexandre Kalil secretário da Fazenda, cargo que exerceu de 2017 até 2020, ano em que foi eleito vice-prefeito de Belo Horizonte. Em 29 de março de 2022, tomou posse como prefeito.
Entre a carreira pública e política, escreveu três livros: “O amargo e o doce” (editora Quixote), “Cobiça” (editora Ramalhete) e “Marcas do passado” (editora Ramalhete). Fuad Noman é natural de Belo Horizonte, casado com Mônica Drummond, pai de dois filhos e avô de quatro netos.
Governo promete reforma, mas evita falar em corte de gastos com servidores
Bolsonaro chora e apoiadores traçam estratégia contra Alexandre de Moraes; acompanhe o Entrelinhas
“Vamos falar quando tudo acabar” diz Tomás Paiva sobre operação “Contragolpe”
Brasil tem portas fechadas em comissão da OEA para denunciar abusos do STF
Deixe sua opinião