Jornalista há mais de 30 anos, a comentarista política Cristina Graeml vai disputar a prefeitura de Curitiba pela primeira vez pelo partido Por Mais Brasil (PMB). No jornalismo, a trajetória dela é marcada pela experiência de 26 anos como repórter de TV, tendo concentrado a maior parte desse tempo na cobertura da capital paranaense. Nos últimos anos, Cristina atua como comentarista e colunista política.
Natural de Curitiba (PR), Graeml é trineta do primeiro médico da capital paranaense, Trajano Reis, que também foi deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Ela se formou, em 1992, em Comunicação Social, com habilitação em jornalismo pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Cristina evidencia que, durante duas décadas como repórter em Curitiba, percorreu os 75 bairros para relatar os problemas da população, além de acompanhar a gestão pública do município e do estado. Como repórter da RPCTV, emissora afiliada da TV Globo em Curitiba, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo e o Prêmio Tim Lopes de Jornalismo Investigativo, pela série de reportagens Diários Secretos, que denunciou o esquema de contratação de funcionários fantasmas que desviou mais de R$ 200 milhões da Alep.
Cristina Graeml também participou da série de reportagens sobre os 25 anos de pesquisas paranaenses na Antártida. Foi repórter da TV Bandeirantes e da TV Globo, ambas no Rio de Janeiro (RJ).
Começou a atuar no jornalismo de opinião em 2018. Cristina Graeml é colunista e comentarista de programas políticos da Gazeta do Povo*. Trabalhou na rádio Jovem Pan, nos programas Pingos Nos Is; Jornal Jovem Pan; 3 em 1 e Jornal da Manhã. Também fez parte da equipe de comentaristas da Revista Oeste, nos programas Oeste Sem Filtro e Estúdio Oeste.
Em canal próprio no YouTube, Cristina Graeml denuncia a perseguição a conservadores nas universidades, divulga projetos, defende a liberdade de expressão e entrevista escritores conservadores. Neste ano, a jornalista se filiou ao partido PMB. No anúncio da pré-candidatura à prefeitura de Curitiba, a jornalista evidencia a intenção de concorrer pelo inconformismo em relação aos mesmos políticos na cidade.
*Cristina Graeml é colunista da Gazeta do Povo. Desde 1º de maio, a Gazeta do Povo suspendeu as colunas de autores que declararam publicamente intenção de concorrer nas eleições de 2024. A suspensão é válida em todas as plataformas da Gazeta do Povo, incluindo site, canal do Youtube, newsletters e páginas de redes sociais. As colunas poderão ser retomadas após o término do processo eleitoral ou se o colunista anunciar publicamente sua desistência da disputa política.
Moraes retira sigilo de inquérito que indiciou Bolsonaro e mais 36
Juristas dizem ao STF que mudança no Marco Civil da Internet deveria partir do Congresso
Idade mínima para militares é insuficiente e benefício integral tem de acabar, diz CLP
Processo contra Van Hattem é “perseguição política”, diz Procuradoria da Câmara
Deixe sua opinião