Candidata à prefeitura de Curitiba pelo Progressistas, Maria Victoria é representada nas urnas pelo número 11. A eleição de 2024 é a quinta da qual ela participa - em 2022, disputou o pleito para o cargo de deputada estadual e foi eleita.
A chapa de Maria Victoria tem como vice Walter Petruzziello (PP), que em 2018 concorreu pela primeira vez a um cargo público, mas não foi eleito.
Quem é Maria Victoria
Deputada estadual no terceiro mandato na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), Maria Victoria é natural de Maringá e tem 32 anos. Ao se registrar como candidata à prefeitura de Curitiba no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), declarou patrimônio de R$ 1.756.173,81.
Maria Victoria é filha da ex-governadora do Paraná Cida Borghetti e do secretário estadual da Indústria e Comércio e ex-ministro da Saúde Ricardo Barros. A parlamentar é pós-graduada em gestão pública e cursou MBA em relações governamentais na Fundação Getúlio Vargas (FGV). Também estudou sobre primeira infância na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.
Neste ano, os cargos que estarão em disputa nos 5.568 municípios do país são o de prefeito, vice-prefeito e vereador. A disputa para outros cargos eletivos - como presidente da República, deputados estaduais e federais e senadores - ocorre nas chamadas eleições gerais: o último pleito ocorreu no ano de 2022, e o próximo acontecerá em 2026.
Moraes retira sigilo de inquérito que indiciou Bolsonaro e mais 36
Juristas dizem ao STF que mudança no Marco Civil da Internet deveria partir do Congresso
Idade mínima para militares é insuficiente e benefício integral tem de acabar, diz CLP
Processo contra Van Hattem é “perseguição política”, diz Procuradoria da Câmara
Deixe sua opinião