Reeleito vereador em Florianópolis no ano de 2016 como o mais votado da história de Santa Catarina, Pedro de Assis Silvestre, o Pedrão, é pré-candidato à prefeitura de Florianópolis pelo Partido Progressista (PP) nas eleições de 2024. Aos 36 anos, disputa o mais alto cargo da capital catarinense pela segunda vez.
Natural de Florianópolis, Pedrão é manezinho da ilha e surfista nas horas vagas. Nas redes sociais, divide publicações nas redes sociais entre a política catarinense e fotos das praias de Florianópolis.
Nos dois mandatos como vereador, atuou para tornar a administração pública mais eficiente. Propôs a criação da Comissão Parlamentar Especial da Transparência, para debater a apresentação de dados públicos da cidade, e atuou pela implantação de mais ciclovias na cidade.
Pedrão é formado em Administração Pública pelo Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).
Trajetória de Pedrão no PP
A caminhada política de Pedrão é ligada ao PP, partido de forte representação em Santa Catarina e que tem como principais líderes a família Amin: Esperidião Amin e a esposa dele, Ângela. Pelo partido, foi eleito vereador em 2012 e reeleito em 2016, pleito em que recebeu mais de 11 mil votos e se tornou o vereador mais votado da história de Santa Catarina.
A trajetória de Pedrão com o PP, no entanto, foi interrompida por um breve período. Em 2019, trocou o partido pelo PL a convite do então senador Jorginho Mello, hoje governador de Santa Catarina, para concorrer à prefeitura de Florianópolis. Na disputa, ficou em terceiro lugar, com 14,21% dos votos válidos - atrás de Professor Elson (Psol) e de Gean Loureiro (na época DEM, hoje União Brasil), reeleito em primeiro turno com 53,46% dos votos.
Pedrão voltou ao PP em 2022, para concorrer nas eleições a uma vaga na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). Ficou como primeiro suplente do partido e exerceu o cargo por 30 dias devido ao afastamento do deputado Altair Silva, que se licenciou do cargo para tratar de interesse particular.
Nas eleições de 2024, Pedrão tentará novamente o cargo de prefeito. Ainda não há informações sobre quem será o vice na chapa dele.
Moraes retira sigilo de inquérito que indiciou Bolsonaro e mais 36
Juristas dizem ao STF que mudança no Marco Civil da Internet deveria partir do Congresso
Idade mínima para militares é insuficiente e benefício integral tem de acabar, diz CLP
Processo contra Van Hattem é “perseguição política”, diz Procuradoria da Câmara
Deixe sua opinião