O deputado estadual Evandro Leitão (PT) foi eleito prefeito de Fortaleza neste domingo (27), no segundo turno das eleições municipais 2024. Ele estará à frente da gestão municipal da capital pelos próximos quatro anos.
Com 100% das urnas apuradas, Leitão, do PT, fez 716.133 votos, equivalente a 50,38% dos votos válidos dos eleitores da capital cearense. Já o deputado federal André Fernandes (PL) fez 705.295 votos – 49,63% dos votos válidos. A disputa foi apertada, com uma diferença de 10,8 mil votos entre os candidatos, e o resultado só ficou conhecido depois de apuradas 99% das urnas. A abstenção foi de 15,84%.
A vitória de Leitão marca uma reviravolta do cenário registrado no primeiro turno. No dia 6 de outubro, com 100% das urnas apuradas, Fernandes obteve 40,2% dos votos válidos (562.305 votos), enquanto Leitão ficou com 34,33% (480.174 votos).
O resultado das eleições em Fortaleza também é visto como uma vitória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Com a definição nas urnas deste domingo, a sigla petista irá comandar 46 municípios no estado, enquanto a legenda de Fernandes não terá conquistado nenhuma prefeitura. No saldo de vereadores da capital, o PL terá cinco representantes na Câmara Municipal de Fortaleza, enquanto o partido de Leitão terá quatro.
Além dos desafios da gestão municipal, o prefeito eleito terá que lidar com os rachas políticos causados pela disputa contra André Fernandes. Com a derrota do prefeito José Sarto (PDT) no primeiro turno, a expectativa da esquerda local era que houvesse uma união em torno da candidatura petista - o que não se concretizou.
Na véspera do segundo turno, a incerteza sobre o resultado em Fortaleza era total em um dos últimos levantamentos de intenção de votos realizados na capital: pela pesquisa Quaest, Leitão e Fernandes apareciam com 50% dos votos válidos cada um. A coleta das informações junto à população de Fortaleza havia sido feita na sexta-feira (25) e no próprio sábado (26).
- Metodologia da pesquisa citada: 1.002 entrevistados pela Quaest entre os dias 25 e 26 de outubro de 2024. A pesquisa em Fortaleza foi contratada pela Televisao Verdes Mares LTDA . Confiança: 95%. Margem de erro: 3 pontos percentuais para mais ou para menos. Registro no TSE nº CE-03187/2024.
Eleição municipal em Fortaleza foi uma das mais disputadas do país
Durante a campanha, Fernandes chegou a ter o apoio de políticos de esquerda que não simpatizam com o candidato do PT na cidade. O candidato do PL teve apoio de seis dos oito vereadores eleitos pelo PDT na capital: Gardel Rolim, Paulo Martins, Kátia Rodrigues, PPCell, Jânio Henrique e Marcel Ehrich Colares publicaram fotos ao lado de Fernandes, usando adesivos com o número do partido.
O gesto provocou um racha no partido de Ciro Gomes, que descartou apoio a Evandro Leitão após a derrota do atual prefeito José Sarto (PDT) no primeiro turno. Para contornar a situação na esquerda local, o presidente do PDT chegou a participar de evento do candidato petista e o ministro da Previdência e presidente licenciado da sigla, Carlos Lupi, manifestou apoio ao candidato.
Quem são os candidatos que disputaram a prefeitura de Fortaleza
Leitão, no terceiro mandato consecutivo como deputado estadual, foi secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social do Ceará entre 2011 e 2013, no governo de Cid Gomes. O servidor público é conhecido pela população por ter sido presidente do Ceará Sporting Club entre os anos de 2008 e 2015.
Natural de Iguatu, interior do Ceará, Fernandes ingressou na política em 2018, quando foi eleito como deputado estadual com recorde de votos. Em 2022, foi eleito deputado federal, também com a maior votação do estado. Já foi filiado ao PSL, mas acompanhou Bolsonaro quando o ex-presidente trocou de partido durante o mandato.
Após o resultado das eleições em Fortaleza, os desafios que o novo prefeito deve enfrentar
O prefeito eleito de Fortaleza herdará a capital com o maior Produto Interno Bruto (PIB) da Região Nordeste, com potencial econômico gigantesco, mas também uma série de problemas. O principal deles, segundo pesquisa da AtlasIntel divulgada no dia 29 de setembro, é a criminalidade: 81% das pessoas apontaram este como o pior problema do município. Em seguida, apareceram a área da saúde (65,7%) e da educação (23%).
Fortaleza ficou em 18º lugar entre as 27 capitais brasileiras no ranking das melhores cidades para se viver no país, elaborado pela Gazeta do Povo. Na lista geral, a capital cearense ficou na 1.961ª posição entre os mais de 5,5 mil municípios brasileiros. O ranking, que reúne uma série de dados, mostra outro problema que deverá ser enfrentado pelo próximo gestor: mais de 7,8 mil famílias em situação de rua.
- Metodologia da pesquisa AtlasIntel: 1.211 entrevistados pela AtlasIntel entre os dias 18 e 23 de setembro de 2024. A pesquisa em Fortaleza foi contratada pela Focus Comunicação e Mídia Ltda. Confiança: 95%. Margem de erro: 3 pontos percentuais. Registro no TSE nº CE-02620/2024.
Governo promete reforma, mas evita falar em corte de gastos com servidores
Brasil tem portas fechadas em comissão da OEA para denunciar abusos do STF
CEO do Carrefour pede desculpas por criticar qualidade de carne brasileira
Como fica a divisão de poder entre direita e esquerda na América Latina após as eleições no Uruguai
Deixe sua opinião