• Carregando...
Resultado eleições Manaus
Eleitores de Manaus (AM) voltaram às urnas neste domingo (27) para escolher o prefeito da gestão 2025-2028.| Foto: Infografia/Gazeta do Povo

O candidato do Avante, David Almeida, foi reeleito à prefeitura de Manaus (AM) no segundo turno das eleições 2024, realizado neste domingo (27). A partir do dia 1º de janeiro de 2025, ele dará início ao segundo mandato à frente do Executivo da capital amazonense.

Almeida e o candidato Capitão Alberto Neto (PL) protagonizaram uma das disputas mais acirradas dessas eleições municipais 2024. O resultado das eleições em Manaus indicou que, com 100% das urnas apuradas, Almeida teve 54,59% dos votos válidos (576.171 votos) e Neto ficou com 45,41% dos votos válidos (479.297 votos).

No primeiro turno, Almeida havia ficado à frente de Capitão Alberto Neto com uma diferença pequena de 79.533 votos - Almeida teve 32,16% votos válidos (354.596 votos), enquanto Neto obteve 25,94% votos válidos da preferência do eleitor (275.063 votos).

Durante o segundo turno, a disputa pela preferência do eleitorado continuou acirrada. Em pesquisa de intenção de voto divulgada pela Quaest na véspera da votação, Almeida tinha 51% no cenário estimulado com votos válidos, enquanto Capitão Alberto Neto alcançava 49%: um empate técnico considerando a margem de erro de três pontos percentuais.

David Almeida (Avante) e Capitão Alberto Neto (PL) avançaram para a votação final deixando para trás os candidatos Amom Mandel (Cidadania), Roberto Cidade (União), Marcelo Ramos (PT), Wilker Barreto (Mobiliza) e Gilberto Vasconcelos (PSTU). No primeiro turno Mandel teve 19,10% da escolha do eleitor (210.643 votos), enquanto Cidade ficou com 17,01% (187.566 votos); Ramos com 6,03% (66.528 votos); Barreto com 0,66% (7.273 votos) e Vasconcelos com 0,1% (1.064 votos) da preferência do eleitor.

David Almeida se candidatou pela coligação "Avante, Manaus", composta por Agir, PSD, DC, Avante e MDB, enquanto Capitão Alberto Neto formou a coligação "Ordem e Progresso", composta por PL e Novo.

  • Metodologia da pesquisa citada: A Quaest entrevistou 1.002 pessoas entre os dias 25 e 26 de outubro de 2024. A pesquisa em Manaus foi contratada pela Radio Tv do Amazonas LTDA/ Rede Amazônica Rádio e Televisão. O grau de confiança é 95%, e a margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. Registro no TSE nº AM-03077/2024.

Em 2020, David Almeida venceu político com longa carreira no estado

David Almeida foi eleito em 2020, quando já fazia parte do Avante, também em uma disputa acirrada com 51,27% dos votos (466.970 em números absolutos). Na ocasião, ele derrotou o candidato Amazonino Mendes, do Podemos, figura política importante no estado, que ficou então com 48,73% da escolha popular (443.747 votos). Em meio à pandemia de Covid-19, a eleição teve 22,43% de abstenção, 4,19% votos em branco e 7,64% de votos nulos.

Amazonino Mendes, falecido em 2023, teve longa carreira política no estado. Além de ter sido por três vezes prefeito de Manaus, ele foi quatro vezes governador do Amazonas e uma vez senador, tendo no histórico a criação de instituições importantes como a Companhia de Gás do Amazonas (Cigás) e a Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

O candidato Wilker Barreto (Mobiliza), que perdeu estas eleições à prefeitura de Manaus no primeiro turno, compunha chapa com Amazonino Mendes como vice no pleito de 2020.

Candidatos se declaravam conservadores e disputavam eleitor de direita

Os dois candidatos à prefeitura de Manaus no segundo turno, David Almeida (Avante) e Capitão Alberto Neto (PL), disputavam a simpatia do eleitor conservador nas urnas. Apesar de não ter recebido o apoio oficial de Jair Bolsonaro (PL) e ter sido chamado por ele de "pinóquio manauara", Almeida apoiou o ex-presidente em 2022 e evitou criticá-lo em sua campanha, acenando principalmente ao eleitor evangélico.

Já Capitão Alberto Neto teve o apoio declarado de Jair Bolsonaro, com gravação de vídeo defendendo a candidatura dele e visita do ex-presidente a Manaus faltando duas semanas para o segundo turno, em um comício que também contou com a participação de Michelle Bolsonaro (PL).

"A volta da direita ao poder começa com a vitória de Alberto Neto em Manaus. Escolheu o capitão Alberto, vamos para a direita, escolheu o 'pinóquio manauara', vai para o buraco", disse Jair Bolsonaro na ocasião. O afastamento entre Bolsonaro e Almeida começou quando o atual prefeito se aproximou de aliados do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), como Omar Aziz (PSD) e Eduardo Braga (MDB), que estão entre os principais líderes nacionais do Amazonas.

Outras pesquisas eleitorais reforçavam empate técnico entre candidatos

As pesquisas eleitorais que antecederam o segundo turno realizadas pelos institutos Paraná Pesquisas e Quaest reiteravam o empate técnico entre os dois candidatos que disputaram a prefeitura de Manaus. O levantamento do Paraná Pesquisas divulgado na terça-feira* (22) que antecedeu o pleito mostrou no cenário estimulado Almeida e Capitão Alberto Neto com uma diferença mínima das intenções de voto de, respectivamente, 46% e 45,5%, um empate técnico dentro da margem de erro de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos.

O mesmo correu na pesquisa espontânea: Capitão Alberto Neto com 37,1% e David Almeida com 36,4% das intenções de voto. Mesmo a rejeição dos dois candidatos apontada na pesquisa foi numericamente muito próxima, de 40,8% para David Almeida e de 40,6% para Alberto Neto.

A pesquisa Quaest divulgada no último dia 19** detectou equilíbrio semelhante, com o candidato do Avante somando 43% e a aposta do PL com 41% das intenções de voto no cenário estimulado e em votos totais, um empate técnico dentro da margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. O empate técnico permaneceu na pesquisa espontânea, no qual Almeida ficou com 36% e Alberto Neto com 34% das intenções de voto.

  • *Metodologia: 800 entrevistados pelo Paraná Pesquisas entre os dias 18 e 21 de outubro de 2024. A pesquisa em Manaus foi contratada pela C C FRAIJI MELO - PUBLICIDADE / FOCO NO FATO. Confiança: 95%. Margem de erro: 3,5 pontos percentuais. Registro no TSE nº AM-07288/2024.
  • **Metodologia: 900 entrevistados pela Quaest entre os dias 16 e 18 de outubro de 2024. A pesquisa em Manaus foi contratada pela Rede Amazônica Rádio e Televisão. Confiança: 95%. Margem de erro: 3 pontos percentuais. Registro no TSE nº AM-05240/2024.

Após o resultado das eleições em Manaus, os desafios da gestão municipal

O prefeito eleito enfrentará uma série de desafios para gerir a cidade de Manaus. Um ranking realizado com exclusividade pela Gazeta do Povo sobre as melhores cidades para se morar no país classificou a capital em 2.092º lugar entre os mais de 5,5 mil municípios brasileiros.

Entre os principais problemas da capital amazonense está a segurança pública. De acordo com o 18º Anuário Brasileiro de Segurança Pública: 2024, Manaus ocupa a primeira posição entre as 50 cidades com maiores taxas de roubo e furto de celular, entre os municípios com população igual ou superior a 100 mil habitantes.

Em debate promovido pela TV Bandeirantes em Manaus, os candidatos ao segundo turno discutiram principalmente o transporte público da cidade, o que incluía sugestões ao transporte fluvial, a regulamentação de mototaxistas, monitoramento dos ônibus da cidade e projetos de BRTs.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]