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Pesquisa Belo Horizonte
Confira os dados da última pesquisa AtlasIntel para o segundo turno em Belo Horizonte.| Foto: Infografia/Gazeta do Povo

O instituto AtlasIntel divulgou neste sábado (26) uma pesquisa que mostra como está a disputa pela prefeitura de Belo Horizonte na véspera do segundo turno nas eleições municipais de 2024

Candidato à reeleição, Fuad Noman (PSD), apareceu com 53,2% das intenções de votos válidos. O candidato do PL, Bruno Engler, tinha 46,8%. Veja abaixo os resultados completos da pesquisa.

AtlasIntel: pesquisa para a prefeitura de Belo Horizonte

Estimulada (votos válidos)

  • Fuad Noman (PSD): 53,2%
  • Bruno Engler (PL): 46,8%

Estimulada (votos totais)

  • Fuad Noman (PSD): 52,1%
  • Bruno Engler (PL): 45,8%
  • Voto branco/nulo: 1,7%
  • Não sabe: 0,4%

AtlasIntel perguntou sobre aprovação dos governos municipal, estadual e federal

Avaliação do prefeito Fuad Noman

  • Aprova: 47%
  • Desaprova: 47%
  • Não sabe: 6%

Avaliação do governador Romeu Zema 

  • Aprova: 43%
  • Desaprova: 52%
  • Não sabe: 5%

Avaliação do presidente Lula

  • Aprova: 43%
  • Desaprova: 53%
  • Não sabe: 4%

AtlasIntel questionou sobre o desempenho do prefeito, governador e presidente

Prefeito Fuad Noman

  • Ótimo/bom: 32%
  • Regular: 32%
  • Ruim/péssimo: 37%

Governador Romeu Zema

  • Ótimo/bom: 31%
  • Regular: 33%
  • Ruim/péssimo: 36%

Presidente Lula

  • Ótimo/bom: 34%
  • Regular: 17%
  • Ruim/péssimo: 49%

Pesquisa em Belo Horizonte perguntou sobre a imagem de líderes e figuras políticas

Alexandre Kalil

  • Positiva: 28%
  • Negativa: 66%
  • Não sabe: 6%

Jair Bolsonaro

  • Positiva: 47%
  • Negativa: 51%
  • Não sabe: 3%

Lula

  • Positiva: 41%
  • Negativa: 55%
  • Não sabe: 4%

Nikolas Ferreira

  • Positiva: 47%
  • Negativa: 51%
  • Não sabe: 2%

Rodrigo Pacheco

  • Positiva: 28%
  • Negativa: 58%
  • Não sabe: 14%

Romeu Zema

  • Positiva: 43%
  • Negativa: 51%
  • Não sabe: 6%

Bruno Engler

  • Positiva: 45%
  • Negativa: 50%
  • Não sabe: 5%

Carlos Viana

  • Positiva: 15%
  • Negativa: 63%
  • Não sabe: 22%

Duda Salabert

  • Positiva: 35%
  • Negativa: 54%
  • Não sabe: 12%

Fuad Noman

  • Positiva: 47%
  • Negativa: 44%
  • Não sabe: 9%

Gabriel

  • Positiva: 49%
  • Negativa: 26%
  • Não sabe: 24%

Mauro Tramonte

  • Positiva: 22%
  • Negativa: 58%
  • Não sabe: 20%

Rogério Correia

  • Positiva: 26%
  • Negativa: 58%
  • Não sabe: 17%

AtlasIntel ouviu a opinião sobre os maiores problemas que afetam Belo Horizonte

  • Saúde: 47,5%
  • Criminalidade: 47,1%
  • Engarrafamentos: 33%
  • Transporte público: 32,8%
  • População de rua: 26%
  • Educação: 25,8%
  • Degradação do centro da cidade: 21,7%
  • Corrupção: 9,9%
  • Habitação (moradia): 9,6%
  • Limpeza urbana: 8,2%
  • Burocracia e barreiras para negócios: 8,1%
  • Má conservação de ruas, calçadas e áreas de lazer: 7,9%
  • Desordem urbana e barulho: 6,9%
  • Poluição: 6%

Metodologia: 1.615 entrevistados pela AtlasIntel entre os dias 20 e 25 de outubro de 2024. A pesquisa foi contratada pela própria AtlasIntel Tecnologia de Dados Ltda Confiança: 95%. Margem de erro: 2 pontos percentuais. Registro no TSE nº MG-08506/2024.

Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais  

A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.

Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.

Pesquisas publicadas nas últimas eleições, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.

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