O instituto AtlasIntel divulgou neste sábado (5), véspera do primeiro turno das eleições municipais de 2024, uma nova pesquisa para a prefeitura de Florianópolis. O levantamento foi divulgado pela CNN Brasil.
A pesquisa aponta que o atual prefeito candidato à reeleição, Topázio Neto (PSD) tem 49,7% dos votos válidos, seguido por Marquito Abreu (Psol) com 25,7%. Veja abaixo como está a corrida pela prefeitura da capital catarinense.
AtlasIntel: cenário eleitoral para a prefeitura de Florianópolis
Estimulada (votos válidos)
- Topázio Neto (PSD): 49,7%
- Marquito Abreu (Psol): 25,7%
- Pedrão Silvestre (PP): 12,2%
- Dário Berger (PSDB): 6,2%
- Lela Farias (PT): 5,8%
- Carlos Muller (PSTU): 0,4%
- Rogério Portanova (Avante): 0,1%
- Brunno Dias (PCO): 0%
Pesquisa apontou cenários de segundo turno em Florianópolis
Cenário 1
- Topázio Neto (PSD): 60%
- Dário Berger (PSDB): 26%
- Não sei: 3%
- Branco/nulo: 11%
Cenário 2
- Topázio Neto (PSD): 58%
- Marquito Abreu (Psol): 39%
- Não sei: 1%
- Branco/nulo: 2%
Metodologia: 1.600 entrevistados pelo AtlasIntel entre os dias 29 de setembro e 4 de outubro de 2024. A pesquisa foi contratada pelo próprio instituto AtlasIntel Tecnologia de Dados Ltda. Confiança: 95%. Margem de erro: 2 pontos percentuais. Registro no TSE nº SC-05447/2024.
Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.
Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Pesquisas publicadas nas últimas eleições, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
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