O instituto AtlasIntel divulgou neste sábado (5), véspera do primeiro turno das eleições municipais de 2024, uma pesquisa para a prefeitura de Recife.
O atual prefeito João Campos (PSB), que é candidato à reeleição, aparece com 68,1% das intenções de voto. O candidato Gilson Machado (PL) aparece em seguida com 20%. Dani Portela (Psol) aparece com 5,5%, Daniel Coelho (PSD) com 5% e Técio Teles (Novo) com 1,8%. Ludmila (UP), Victor Assis (PCO) e Simone Fontana (PSTU) aparecem com menos de 1% cada.
AtlasIntel: pesquisa para a prefeitura de Recife
Estimulada (votos válidos)
- João Campos (PSB): 68,1%
- Gilson Machado (PL): 20%
- Dani Portela (Psol): 5,5%
- Daniel Coelho (PSD): 5%
- Tecio Teles (Novo): 1,8%
- Ludmila (UP): 0,4%
- Victor Assis (PCO): 0,1%
- Simone Fontana (PSTU): 0%
Estimulada (votos totais)
- João Campos (PSB): 66,1%
- Gilson Machado (PL): 19,4%
- Dani Portela (Psol): 5,4%
- Daniel Coelho (PSD): 3,9%
- Tecio Teles (Novo): 1,7%
- Ludmila (UP): 0,4%
- Victor Assis (PCO): 0,1%
- Simone Fontana (PSTU): 0%
- Não sei: 1%
- Voto branco/nulo: 2%
Metodologia da pesquisa à prefeitura de Recife: 1.603 entrevistados pela AtlasIntel entre os dias 29 de setembro e 4 de outubro de 2024. A pesquisa em Recife foi contratada pela própria AtlasIntel Tecnologia de Dados Ltda. Confiança: 95%. Margem de erro: 2 pontos percentuais. Registro no TSE nº PE-04497/2024.
Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.
Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Pesquisas publicadas nas últimas eleições, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
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