O Datafolha divulgou nesta quinta-feira (10) a primeira pesquisa que mostra como está a disputa pela prefeitura de Fortaleza (CE) no segundo turno das eleições municipais de 2024. Os dados foram publicados pela Folha de S. Paulo e pelo G1.
A pesquisa estimulada mostra que há um empate técnico entre André Fernandes, do PL, com 47% das intenções de voto, e Evandro Leitão, do PT, com 45% das intenções de voto. A margem de erro da pesquisa Datafolha é de 3 pontos percentuais.
Datafolha: pesquisa para a prefeitura de Fortaleza
Estimulada (votos totais)
- André Fernandes (PL): 47%
- Evandro Leitão (PT): 45%
- Em branco/Nulo/Nenhum: 6%
- Não sabe: 2%
Espontânea
- André Fernandes (PL): 36%
- Evandro Leitão (PT): 32%
- No 13: 7%
- No 22: 6%
- No candidato do PT: 1%
- Em branco/nulo: 5%
- Não sabe: 12%
Metodologia: 826 entrevistados pelo Datafolha entre os dias 8 e 10 de outubro de 2024. A pesquisa em Fortaleza foi contratada pela Empresa Jornalística O Povo S A/ Jornal O Povo. Confiança: 95%. Margem de erro: 3 pontos percentuais. Registro no TSE nº CE-03752/2024.
Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.
Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Pesquisas publicadas nas últimas eleições, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
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