O instituto Datafolha divulgou nesta quinta-feira (17) uma pesquisa que mostra como está a disputa pela prefeitura de Fortaleza (CE) no segundo turno das eleições municipais de 2024. Os dados foram publicados pelo jornal O Povo.
Os candidatos André Fernandes (PL) e Evandro Leitão (PT) aparecem em empate técnico segundo a pesquisa estimulada Datafolha para o segundo turno em Fortaleza. A margem de erro é de 3 pontos percentuais.
Datafolha: pesquisa para a prefeitura de Fortaleza
Estimulada (votos totais)
- André Fernandes (PL): 45%
- Evandro Leitão (PT): 43%
- Em branco/nulo/nenhum: 8%
- Não sabe: 4%
Espontânea
- André Fernandes (PL): 34%
- Evandro Leitão (PT): 28%
- No 13: 9%
- No 22: 6%
- Outras respostas: 3%
- Candidato do PT: 1%
- Em branco/nulo/nenhum: 7%
- Não sabe: 12%
Datafolha apurou a votabilidade dos candidatos
André Fernandes (PL)
- Não votaria de jeito nenhum: 47%
- Votaria com certeza: 42%
- Talvez votaria: 10%
Evandro Leitão (PT)
- Não votaria de jeito nenhum: 45%
- Votaria com certeza: 40%
- Talvez votaria: 14%
Metodologia: 826 entrevistados pelo Datafolha entre os dias 15 e 17 de outubro de 2024. A pesquisa em Fortaleza foi contratada pelo Jornal O Povo. Confiança: 95%. Margem de erro: 3 pontos percentuais. Registro no TSE nº CE-01856/2024.
Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.
Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Pesquisas publicadas nas últimas eleições, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
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