O instituto Datafolha divulgou neste sábado (5), véspera das eleições municipais de 2024, pesquisa que mostra como está a disputa pela prefeitura de São Paulo (SP). Os dados foram publicados pela Folha de S. Paulo e pelo portal G1.
Considerando os votos válidos, há um empate triplo tecnicamente na liderança entre Guilherme Boulos (Psol) com 29%, e Pablo Marçal (PRTB) e Ricardo Nunes (MDB) empatados numericamente com 26%.
A pesquisa da véspera do primeiro turno da eleição também sondou cenários de segundo turno à prefeitura de São Paulo. Veja os dados a seguir.
Datafolha: pesquisa para a prefeitura de São Paulo
Estimulada (votos válidos)
- Guilherme Boulos (Psol): 29%
- Ricardo Nunes (MDB): 26%
- Pablo Marçal (PRTB): 26%
- Tabata Amaral (PSB): 11%
- Datena (PSDB): 4%
- Marina Helena (Novo): 2%
- Bebeto Haddad (DC): 0%
- Ricardo Senese (UP): 0%
- João Pimenta (PCO): 0%
- Altino Prazeres (PSTU): 0%
- Outros: 6%
Espontânea
- Guilherme Boulos (Psol): 24%
- Pablo Marçal (PRTB): 19%
- Ricardo Nunes (MDB): 18%
- Tabata Amaral (PSB): 7%
- Datena (PSDB): 2%
- Marina Helena (Novo): 1%
- Atual prefeito: 1%
- Outros: 4%
- Branco/nulo: 5%
- Indecisos: 19%
Datafolha simulou cenários de segundo turno
Cenário 1
- Ricardo Nunes: 52%
- Guilherme Boulos: 37%
- Branco/nulo/nenhum: 10%
- Não sabe: 1%
Cenário 2
- Guilherme Boulos: 48%
- Pablo Marçal: 38%
- Branco/nulo/nenhum: 14%
- Não sabe: 1%
Cenário 3
- Ricardo Nunes: 55%
- Pablo Marçal: 29%
- Branco/nulo/nenhum: 14%
- Não sabe: 2%
Pesquisa Datafolha apurou a rejeição dos candidatos em São Paulo
- Pablo Marçal (PRTB): 53%
- Datena (PSDB): 39%
- Guilherme Boulos (Psol): 38%
- Ricardo Nunes (MDB): 25%
- Tabata Amaral (PSB): 15%
- Marina Helena (Novo): 12%
- João Pimenta (PCO): 11%
- Bebeto Haddad (DC): 10%
- Altino Prazeres (PSTU): 8%
- Ricardo Senese (UP): 6%
- Rejeita todos: 1%
- Não rejeita nenhum: 1%
- Indeciso: 2%
Metodologia: 2.052 entrevistados pelo Datafolha entre os dias 4 e 5 de outubro de 2024. A pesquisa em São Paulo foi contratada pela Folha de S. Paulo e pela Rede Globo. Nível de confiança: 95%. Margem de erro: 2 pontos percentuais para mais ou para menos. Registro no TSE: SP-05101/2024.
Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.
Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Pesquisas publicadas nas últimas eleições, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
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