O instituto Datafolha divulgou nesta quinta-feira (24) uma pesquisa que mostra como está a disputa pela prefeitura de São Paulo (SP) no segundo turno das eleições municipais de 2024. Os dados foram publicados pela Folha de S. Paulo e pelo site G1.
Na pesquisa estimulada, Ricardo Nunes (MDB) aparece à frente de seu adversário Guilherme Boulos (Psol). O cenário é o mesmo da pesquisa espontânea.
Datafolha: pesquisa para a prefeitura de São Paulo
Estimulada (votos totais)
- Ricardo Nunes (MDB): 49%
- Guilherme Boulos (Psol): 35%
- Em branco/nulo/nenhum: 14%
- Não sabe: 2%
Estimulada (votos válidos)
- Ricardo Nunes (MDB): 58%
- Guilherme Boulos (Psol): 42%
Espontânea
- Ricardo Nunes (MDB): 40%
- Guilherme Boulos (Psol): 30%
- No 15: 3%
- No atual: 2%
- Branco/Nulo: 12%
- Outros: 4%
- Não sabe: 10%
Pesquisa do Datafolha apurou a rejeição dos candidatos em São Paulo
Ricardo Nunes (MDB)
- Vota com certeza: 41%
- Não vota de jeito nenhum: 37%
- Talvez: 21%
Guilherme Boulos (Psol)
- Vota com certeza: 32%
- Não vota de jeito nenhum: 55%
- Talvez: 13%
Datafolha perguntou sobre a decisão do voto dos eleitores em São Paulo
Ricardo Nunes (MDB)
- Está totalmente decidido a votar: 87%
- O voto ainda pode mudar: 13%
Guilherme Boulos (Psol)
- Está totalmente decidido a votar: 89%
- O voto ainda pode mudar: 11%
Pesquisa também perguntou sobre transferência de votos entre turnos
Eleitores de Pablo Marçal (PRTB)
- Ricardo Nunes (MDB): 74%
- Guilherme Boulos (Psol): 11%
- Em branco/nulo: 12%
- Não sabe: 2%
Eleitores de Tabata Amaral (PSB)
- Guilherme Boulos (Psol): 46%
- Ricardo Nunes (MDB): 35%
- Em branco/nulo: 16%
- Não sabe: 3%
Datafolha perguntou aos entrevistados sobre escolha do candidato
Ricardo Nunes (MDB)
- É o candidato ideal: 30%
- Não há opção melhor: 69%
Guilherme Boulos (Psol)
- É o candidato ideal: 54%
- Não há opção melhor: 46%
Metodologia: 1.204 entrevistados pelo Datafolha entre os dias 22 e 23 de outubro de 2024. A pesquisa em São Paulo foi contratada pela Folha de S. Paulo e pela Rede Globo. Confiança: 95%. Margem de erro: 3 pontos percentuais para mais ou para menos. Registro no TSE nº SP-07600/2024.
Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.
Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Pesquisas publicadas nas últimas eleições, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
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