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Pesquisa Ipen ouviu 1.000 eleitores em Manaus.
Ipen ouviu 1.000 eleitores em Manaus.| Foto: Infografia/Gazeta do Povo

Um levantamento do Instituto de Pesquisa do Norte (Ipen), divulgado na terça-feira (20), aponta um cenário disputado para a prefeitura de Manaus (AM) nas eleições de 2024. Na pesquisa espontânea — quando não são apresentados os nomes dos candidatos aos entrevistados —, o atual prefeito David Almeida (Avante) e Amon Mandel (Cidadania) estão empatados tecnicamente na liderança com 15,8% e 10,7% das intenções de voto, respectivamente.

No cenário estimulado, quando os nomes são apresentados em lista aos eleitores, David Almeida abre vantagem e vai a 32,9% da preferência do eleitor contra 22,2% de Amon Mandel. Na terceira colocação aparecem empatados dentro da margem de erro Roberto Cidade (União Brasil) com 12,1% e Cap. Alberto Neto (PL) com 10%.

O Ipen também simulou cenários de segundo turno. Em todos, o atual prefeito David Almeida está na frente. A margem de erro da pesquisa é de 3,09 pontos percentuais.

Ipen: cenário eleitoral para a prefeitura de Manaus

Espontânea

  • David Almeida (Avante): 15,8%
  • Amon Mandel (Cidadania): 10,7%
  • Roberto Cidade (União Brasil): 5,1%
  • Cap. Alberto Neto (PL): 3,9%
  • Marcelo Ramos (PT): 1,3%
  • Wilker Barreto (Mobiliza): 0,6%
  • Branco/Nulo/Nenhum: 2%
  • Não sabe/Não decidiu: 60,4%

Estimulada

  • David Almeida (Avante): 32,9%
  • Amon Mandel (Cidadania): 22,2%
  • Roberto Cidade (União Brasil): 12,1%
  • Cap. Alberto Neto (PL): 10%
  • Marcelo Ramos (PT): 5,2%
  • Wilker Barreto (Mobiliza): 1,9%
  • Gilberto Vasconcelos (PSTU): 0,5%
  • Branco/Nulo/Nenhum: 7,5%
  • Não sabe/Não decidiu: 7,7%

Ipen simulou cenários de segundo turno na pesquisa em Manaus

Segundo turno - Cenário estimulado 1

  • David Almeida (Avante): 46,1%
  • Amon Mandel (Cidadania): 35,2%
  • Branco/Nulo/Nenhum: 14,3%
  • Não sabe/Não decidiu: 4,1%

Segundo turno - Cenário estimulado 2

  • David Almeida (Avante): 50,2%
  • Cap. Alberto Neto (PL): 29,9%
  • Branco/Nulo/Nenhum: 15,5%
  • Não sabe/Não decidiu: 4,4%

Segundo turno - Cenário estimulado 3

  • David Almeida (Avante): 57%
  • Marcelo Ramos (PT): 17,3%
  • Branco/Nulo/Nenhum: 21,3%
  • Não sabe/Não decidiu: 4,4%

Segundo turno - Cenário estimulado 4

  • David Almeida (Avante): 51,1%
  • Roberto Cidade (União Brasil): 27,7%
  • Branco/Nulo/Nenhum: 17,2%
  • Não sabe/Não decidiu: 4,0%

Rejeição dos candidatos de Manaus, segundo pesquisa do Ipen

  • Marcelo Ramos (PT): 19,5%
  • Gilberto Vasconcelos (PSTU): 14,8%
  • Wilker Barreto (Mobiliza): 12,8%
  • David Almeida (Avante): 12,4%
  • Amon Mandel (Cidadania): 12,1%
  • Cap. Alberto Neto (PL): 10,5%
  • Roberto Cidade (União Brasil): 9,1%
  • Não rejeita nenhum: 4,7%
  • Rejeita todos: 1,5%
  • Não sabe/Não respondeu: 2,5%

Metodologia: 1.000 entrevistados pessoalmente pelo Instituto de Pesquisa do Norte (Ipen) entre os dias 12 e 16 de agosto de 2024. A pesquisa foi contratada por N.C. de Souza Ltda/Brasil Norte Comunicação. Confiança: 95%. Margem de erro: 3,09 pontos percentuais. Registro no TSE nº AM-08753/2024.

Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais  

A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.

Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.

Pesquisas publicadas nas últimas eleições, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.

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